8 Dicas para ter fotos incríveis em sua loja virtual
Em cada projeto iniciado com a Innodigital desenvolvemos uma reunião inicial para conhecermos melhor o cliente/parceiro, entender suas expectativas e conhecer mais sobre o produto/serviço, e claro, conhecer as dúvidas e dificuldades que poderemos encontrar durante o desenvolvimento da loja virtual. Sendo assim, percebemos que em cada 10 projetos e-commerce 6 não entendem nada de fotos, 2 tem grandes dúvidas de como prepara-las para usar no virtual e apenas DUAS conseguem desenvolver este processo sem maiores complicações.
Uma das grandes dificuldades de se vender qualquer produto em lojas virtuais é a limitação do contato direto com o produto, não temos o tato, o olfato e nem a interatividade constante como em lojas físicas, mas, podemos amenizar isso com boas imagens e vídeos dos produtos.
Veja os principais benefícios:
- Melhorar o índice de conversão da sua loja virtual
- Diminuir o volume de carrinhos abandonados
- Reduzir o número de devoluções
Com isso, resolvemos trazer a você, que já é um empresário virtual e a você novo empreendedor, dicas de como tornar sua loja mais atraente e competitiva utilizando fotos de qualidade.
A ideia é que com algumas dicas você possa executar com qualidade as fotos do seu site e dessa forma melhorar o seu negócio on-line.
Dica 1) Desligue o flash
Andes de tudo: desligue o flash da câmera. A iluminação feita pelo flash da câmera é uma luz direta e dura o que pode cria diversos reflexos (dependendo do produto) e deixar a imagem com um aspecto totalmente amador. Utilize locais claros, em ambientes naturais.
Dica 2) Use profundidade de para mostrar detalhes do produto.
Como as pessoas não podem tocar o seu produto, precisamos ter certeza que iremos mostrar tudo que precisa ser mostrado. Tire fotos de todos os ângulos possíveis e necessários, sempre se lembrando de destacar os detalhes do produto.[optinlocker]
Dica 3) Remover distrações
Remova qualquer coisa na foto que não adiciona nada de conceito na imagem. Isso se aplica a elementos que você está tentado acrescentar à imagem apenas por uma questão de criatividade (como cenários ilustrativos). Algumas pessoas tentam de todas as formas prender a atenção do cliente, mas, tenha certeza, essa não é a melhor forma.
Dica 4) Mantenha as fotos com o fundo Branco
É importantíssimo que suas fotos sejam editadas e contenham o fundo branco. O Mais importante no ato da venda é justamente os detalhes do produto, e você conseguirá isso com uma detalhada descrição textual, página de descrição bem organizada e uma excelente foto tratada.
Dica 5) Humanize suas fotos
Fotografe uma pessoa utilizando o produto. Além de tornar o produto real, o seu cliente conseguirá ter melhor noção do tamanho do produto.
Nunca se esqueça de que a foto é do produto, mesmo que fotografe com pessoas sob um fundo branco tome cuidado para que o destaque esteja no produto.
Se por acaso quando você olhar a foto o seu olho não for diretamente para o produto, não tenha dúvida, refaça a foto.
Dica 6) Detalhes e mais detalhes
O consumidor web quer ter o maior número de informações do que está comprando. A dica é mostrar os detalhes mais importantes do produto na hora da foto (renda, bordado, texturas, etc), quem sabe até mesmo uma foto exclusiva do detalhe, sem mostrar o restante do produto.
Dica 7) Alta Resolução
Se você analisa lojas e sites de sucesso e sempre se pergunta: Como estas fotos mantem essa qualidade incrível? Resposta: Alta resolução das Imagens.
Claro que a quantidade varia de plataforma para plataforma, mas em geral mantenha as imagens em 1000px e 72DPIs.
Dica 8) Faça as coisas de forma simples
Em 99% dos casos basta colocar o produto sobre um pedaço de tecido sem brilho (ou papel).
Estas 8 dicas são apenas uma parte dos grandes benefícios que uma operação de e-commerce bem planejada pode trazer ao seu empreendimento.[/optinlocker]
Categoria: Cases
Olá Nayara,
Gostei muito desse artigo. É muito didático e esclarecedor.
Muito Bom!
Abraço.
Olá Nayara,
Muito boa a matéria!
Gostaria de saber sobre o quanto a imagem em alta resolução (padrão 1000pxl 72 DPIs) atrapalham no carregamento da landing page.
Colocar 4 variações de fotos do produto em alta resolução também prejudica?
Tem algum estudo sobre alta resolução da imagem x tempo de carregamento da página x conversão?
Abraço!
http://www.valejet.com
Parabéns pela matéria
http://www.ulle.com.br/
Gostei muito da sua dica e já fiz o teste. É maravilhoso!
Vou mudar as fotos do meu site.
Obrigada!
http://charmingart.loja2.com.br/
Realmente são dicas fundamentais, esse trabalho melhora e muito a qualidade da loja.
Abraços.
Conheçam –> http://www.i9store.com
Excelente matéria.
Porem acho que antes de sair clicando tudo é de extrema importância a leitura do manual da camera, coisas simples como balanço de branco, abertura e velocidade podem transformar suas imagens, outra dica importantíssima é o conhecimento de pelo menos o básico de softwares de tratamento e edição de imagem, exemplo Photoshop ou lightroom, isso influencia no resultado final de suas imagens.
Eduardo Moura
Fotógrafo de Produtos
Andaraki Calçados
Um dos meus projetos trata-se de uma agência de fotografia e vídeos de produtos para e-commerce. Na sua opinião esse é um nicho que valeria a pena investir?
Adorei a matéria! É simples e objetiva.
Ótima dica, Adorei!
http://ternosonline.com.br/
Ótimas dicas! Parabéns pelo conteúdo!
Visite-nos : http://www.organizzando.com.br
blog : organizzandosuavida.blogspot.com.br
Meus cumprimentos;
adentrei a página, em busca dos quesitos de melhora de um site, como estou em fase de confecção de um, obtive informação de muita valia. Obrigado
Parabéns, realmente essas dicas vão me ajudar bastante. vlw abraço