Compuware alerta para falhas nos sites em períodos de alta demanda

| 12/12/2013 - 08:00 AM | Comentários (0)

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A Compuware, empresa que fornece tecnologia para Gestão de Desempenho das Aplicações, tem monitorado alguns e-commerces brasileiros para avaliar seu desempenho durante épocas de compras, e identificou problemas que podem ocorrer quando há acessos aos sites acima do normal. Mesmo não ocorrendo a todo o momento, quando ocorrem, estes problemas não permitem que a transação de compra seja finalizada pelo cliente. Isso resulta em experiência negativa do consumidor em relação ao e-commerce, que por sua vez tem perda de receita.

Vejam alguns exemplos de problemas que podem ocorrer e como afeta o consumidor.

Conectividade de Rede

Erros de rede DNS ocorrem mesmo antes da conexão com o site. Acontecem no trajeto entre o cliente (usuário final) e o site. São aqueles problemas de ‘reta final’, que entregam mensagens como: Server not found.

Erros de Servidor

Há também aqueles erros que ocorrem quando a conexão com a rede é estabelecida. Ocorrem no servidor, o qual deveria abrir a página web para o cliente. Esses erros de servidor podem indicar problemas com servidores sobrecarregados ou problemas com a lógica de código. Alguns exemplos são vistos em mensagens como:

  • Access Denied;
  • Server Error;
  • Checkout;
  • 500 Internal Error;
  • Ocorreu um erro em nossos servidores;
  • Desculpe. Não foi possível acessar a página no momento.

Performance

Há ainda os problemas de performance. O servidor responde à conexão, porém sua resposta é muito lenta dando a impressão de que o processo da solicitação travou. Os usuários costumam ter baixo nível de tolerância em relação a isso e tendem a abandonar a página quando o site para de responder, muitas vezes buscando o site de um concorrente. Esses casos estão normalmente atrelados a problemas com a base de dados ou com a codificação de lógica do site.

Demora de processamento: Isso faz com que o usuário abandone a página ou o site, caso precise aguardar por longo período o retorno de mensagens como:

  • Verificando informações! Aguarde;
  • Verificando garantia;

A má experiência do consumidor também pode ser vista quando há pouco conteúdo nas páginas, conteúdo faltante ou lento, deixando espaços em branco na página.

Logística

Às vezes o problema não é técnico, mas sim de lógica de fluxo, como, por exemplo, a verificação dos níveis de estoque do produto é feito somente quando o processo de compra já está bem adiantado em vez de logo no início do processo. Isso faz com que o comprador em potencial perca tempo selecionando o produto, fazendo o login, indicando o endereço de entrega, somente para, no último passo, ser notificado de que o produto está indisponível.

Estes problemas podem ser resolvidos por meio de preparação e testes adequados para suportar o aumento de tráfego durante datas especiais, como o período das compras de Natal. A Compuware está preparada para monitorar a performance dos principais sites de e-commerce, avaliando o tempo de carregamento da página e sua disponibilidade. Estes relatórios podem auxiliar grandes empresas a se prepararem de forma mais efetiva, evitando futuras falhas e perdes de clientes e de receita nos próximos eventos.

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Categoria: Balanços

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