eBay mantém foco estratégico no Mobile Commerce
Nos últimos dois anos, o eBay tem emergido como um dos líderes no m-commerce. O gigante dos leilões online criou aplicativos para iPhone, Android e outras plataformas móveis que foram baixados mais de 40 milhões de vezes. Embora as receitas obtidas por vendas móveis ainda sejam pequenas perto dos US$ 9 bilhões de receita anual da empresa, elas estão crescendo rapidamente.
Olhando para o volume bruto de vendas via dispositivos móveis no mercado global, ele foi de US$ 610 milhões em 2009 e chegou a pouco menos de US$ 2 bilhões no ano passado. A expectativa é de que o valor dobre neste ano, de acordo com o vice-presidente para assuntos móveis do eBay, Steve Yankovich.
Em uma teleconferência realizada com acionistas da empresa de pesquisas Macquarie Research feita nesta semana, ele destacou algumas das tendências que o eBay vê para o m-commerce. Destacamos abaixo algumas delas:
Os valores das vendas via dispositivos móveis tendem a ser maiores que os realizados em desktops, o que é o oposto do que poderia se esperar.
Os consumidores que utilizam dispositivos móveis estão dispostos a comprar uma ampla variedade de produtos, e o eBay não tem verificado nenhum limite em relação ao valor transacionado nestes dispositivos, com 2.000 carros sendo vendidos por semana em suas plataformas de comércio móvel global.
Quando se trata de tablets, entre 20% a 30% de todos os iPads vendidos fizeram download do aplicativo do eBay, e operam com um tráfego mais intenso entre às 17:00 e 11:00.
Globalmente, os negócios do eBay em m-commerce estão crescendo mais rapidamente no Reino Unido e na Austrália do que nos EUA. A crescente adoção de smartphones nos mercados dos países emergentes também se mostrou como oportunidades de crescimento para a empresa.
Um número crescente de clientes do eBay estão chegando ao mercado on-line via celular. Para promover seus esforços nesta área, mês passado o ebay finalizou a compra da Where Inc. Conhecida pelo desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, ela também roda uma rede ad hiperlocal que processa cerca de 2 bilhões de anúncios publicitários por mês. Como parte do acordo, a unidade de pagamentos do ebay, o PayPal, irá integrar o serviço de pagamentos dos aplicativos criados pela Where.
Categoria: Balanços