eBay anuncia separação do PayPal a partir de 2015
O eBay, um dos maiores sites de classificados web no mundo inteiro, anunciou a separação do PayPal, sua empresa de pagamentos online. A decisão foi comunicada nesta terça-feira (30 de setembro), e deverá ser concluída no segundo semestre de 2015, com a criação de uma empresa de capital aberto para o PayPal.
De acordo com John Donahoe, presidente-executivo do eBay, uma revisão estratégia dos negócios de ambas as empresas mostrou que a separação tornará os negócios mais vantajosos: “Como companhias independentes, tanto o eBay como o PayPal vão acrescentar mais flexibilidade para buscarem novas oportunidades de mercado e parcerias”, comenta Donahoe.
Criado em 1998 como um serviço para transferência de dinheiro online, o PayPal foi comprado pelo eBay em 2002, em uma operação que envolveu US$ 1,5 bilhão. Atualmente, o PayPal possui mais 152 milhões de contas ativas registradas, com um crescimento anual de 15% na sua base de usuários. No Brasil o app do PayPal permite a aquisição de produtos em sites de varejo, além da compra de serviços como passagens aéreas.
Após a separação, os investidores receberão ações de ambas as empresas, além de poderem adotar estratégias de investimentos segmentadas.
Categoria: Lançamentos