Facebook anuncia mudanças na plataforma após lançamento do Google +
O Facebook tem 750 milhões de usuários ativos, anunciou na semana passada o CEO da rede social Mark Zuckerberg na sede da empresa; são descritos como usuários ativos os consumidores que conectaram a sua conta nos últimos 30 dias. O Facebook havia alcançado as marcas de 400 milhões de usuários ativos em fevereiro de 2010 e 500 milhões em julho do mesmo ano.
Estes usuários estão compartilhando o dobro de informações do que o verificado há um ano. Falando sobre este grande crescimento, Zuckerberg afirmou que os consumidores provavelmente irão dobrar o número de informações compartilhadas no ano que vem.
Essa previsão foi dita em meio a um evento de lançamento do aplicativo do Skype para uso através da rede social. Os consumidores poderão usar o serviço em mais de 70 idiomas. O Skype é um serviço de telefonia pela Internet que oferece gratuitamente chamadas de computador a computador com transmissão de vídeos.
O Facebook também lançou um serviço de chat que permite que várias pessoas interajam em um bate-papo ao mesmo tempo. A rede social redesenhou seu bate-papo padrão para que liste os usuários que o consumidor interage com maior freqüência em uma barra lateral no canto da tela. Esta barra se ajusta com o tamanho da janela do navegador e aparece automaticamente quando ela se torna grande o suficiente.
O anúncio sinaliza o desejo do Facebook em aumentar a quantidade de informações que seus usuários compartilham no site, bem como o tempo gasto navegando na rede social, afirmou Zuckerberg.
“Com mais de 4 bilhões de coisas sendo compartilhadas no Facebook todos os dias, esta parceria é outro passo para que a rede social solidifique a sua posição como a plataforma central para que as pessoas se conectem e comuniquem umas com as outras” afirmou Sean Corcoran, analista da Forrester Research.
“Ela também vai acelerar o uso desta nova forma de comunicação via vídeo chat, introduzindo-o para centenas de milhares de pessoas. No curto prazo a nova parceria terá pouco impacto sobre os comerciantes, mas no longo prazo significa que o Facebook será uma plataforma essencial para que os profissionais de marketing se envolvam com os clientes, seja por meio de vídeo bate papo com seus fãs ou através de novas parcerias que se formam através do site”.
O anúncio seguiu o lançamento em junho do Google +, nova rede social do Google que permite aos consumidores postarem atualizações de status, compartilharem fotos e links. O Google + também permite que os usuários compartilhem chats de vídeo com vários usuários interagindo ao mesmo tempo, ao contrário do que até hoje permitia o Facebook, que era o bate-papo um a um.
Mas o uso do Facebook pelos consumidores continua impressionante. Em maio, os 157,2 milhões de consumidores americanos que acessaram o site visualizaram 103 bilhões de páginas e gastaram uma média de 375 minutos navegando, de acordo com dados da comScore. Em comparação, os consumidores de sites do Google assistiram 46,3 bilhões de páginas gastando 231 minutos nesses sites.
Este crescimento é importante para os varejistas online porque com os consumidores gastando mais tempo na rede social seus anúncios acabam sendo mais vistos. O Facebook é responsável por quase um terço dos anúncios da web, segundo recente relatório da comScore. O site está cada vez mais focado em publicidade online, lançando novos formatos de anúncios, como Sponsored Stories, que permite que as empresas coloquem seus logotipos ao lado de conteúdo de mensagens do Facebook relacionadas a elas.
Categoria: Balanços
Muito interessante a matéria.
Aí vem a pergunta, “A hegemonia Facebook está ameaçada?” Sim ou não, seus criadores ja estão propondo melhorias para não perder espaço.
Abraços,
Ivan M. Tonin
Sup. E-commerce
http://www.bjsantos.com.br
Boa matéria. E quem viu o início do Facebook ou The Facebook. Hoje dar para se dizer sem duvida, que foi e é um fenômeno da comunicação da internet como nenhum outro até agora. Deixo aqui minha pergunta. Como quase tudo na vida tem começo, meio e fim. Será que o Facebook terá uma vida perene ou trata-se de apenas um “fenômeno” como já citei acima? Seja como for, o importante é que permaneçam firmes e o que este site tenha foco para os bons propósitos.
É briga de “cachorro grande”. No final os usuários também acabam ganhando, pois cada vez mais irão ser lançadas novas ferramentas para atrair e fidelizar os visitantes.