Facebook anuncia mudanças no site após ver Google+ pelo “retrovisor”

| 25/08/2011 - 15:40 PM | Comentários (0)

Em face da crescente competição com o Google+, o Facebook anunciou nesta terça-feira um conjunto de mudanças com fins de dar aos usuários maior controle sobre o conteúdo que compartilham na rede social. Em particular, o Facebook afirma que quer tornar mais fácil para as pessoas escolherem com quem trocam informações, bem como tornar as ferramentas de segurança mais acessíveis.

Os usuários poderão decidir mais facilmente quem vê os diversos conteúdos de seu perfil no Facebook – desde seus álbuns de fotos a informações de sua localização –  através de um conjunto de opções que aparecem ao longo de sua página. Em vez de ter de clicar em uma série de páginas de configuração de privacidade, poderá ser especificado diretamente no canto à direita de sua página quem poderá ver o conteúdo de seu perfil.

O Facebook também alterou o termo “qualquer um” em suas classificações das definições de privacidade para “público”. A empresa afirma que a mudança de nome torna mais claro a qualquer um que poderá ver o material – desde amigos e família a completos estranhos.

Os mesmos controles em um menu drop-down também irá permitir que as pessoas decidam quem vê suas atualizações de status, fotos e outros novos conteúdos postados na rede social. Cada opção é indicada por um ícone e um rótulo – “amigos”, por exemplo – para ajudar a deixar o processo mais rápido. O Facebook planeja expandir as iniciais três escolhas de compartilhamento para incluir novas categorias como colegas de trabalho, listas de amigos específicos e outros grupos diversos.

Além disso, os usuários agora podem mudar seus posts após a ocorrência de algum fato. “Se você acidentalmente postou algo em um grupo errado, ou errou em suas palavras, poderá corrigir isto com controle inline em qualquer momento”, afirmou Chris Cox, vice-presidente de novos produtos no Facebook, em um post de blog nesta terça.

Estes novos controles também se estendem para as marcações de fotos. O Facebook também vai permitir aos usuários aprovar cada página em que estejam marcados em fotos e mensagens em páginas de perfil. Isto deverá diminuir a postagem de fotos comprometedoras e indesejáveis

O Facebook também afirmou que está tornando mais claras as opções para remover marcações e perfis de seu site. Isto inclui eliminar a marcação em seu perfil e mandar uma mensagem para o proprietário da foto com uma requisição para que apague este conteúdo.

Entretanto, ao mesmo tempo a rede social também está expandindo a possibilidade de ser marcado por qualquer pessoa no Facebook, mesmo por quem não é seu amigo. O raciocínio é o seguinte: “é desagradável marcar diversas pessoas em uma foto, e ter de se tornar amigo de alguns para que seus nomes possam aparecer nas imagens”.

O Facebook também tenta tornar mais simples para as pessoas fazerem “check-in´s” de serviços através de seu site. Anteriormente, só era possível marcar sua localização utilizando o dispositivo Facebook Places para smartphones. Agora, as pessoas podem atualizar sua localização atual de onde quer que estejam, independentes do tipo de dispositivo que utilizem. Como parte disso, a rede social está eliminando a disponibilidade apenas para celular de seu dispositivo Places.

As mudanças, que devem ser implantadas nos próximos dias, são apenas um dos últimos esforços do Facebook em sua tentativa de simplificar suas opções de privacidade, que os usuários muitas vezes classificam como confusas ou complexas.

A empresa anteriormente havia introduzido novas medidas relacionadas com a privacidade, implantando novos aplicativos e outras iniciativas que foram consideradas muito intrusivas pelo público.

Tags: , , , , ,

Categoria: Lançamentos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.