James Murdoch: aplicativos canibalizam a mídia impressa
O James Murdoch, filho de Rupert Murdoch, proprietário de um dos mais importantes conglomerados de mídia do mundo, a News Corp, anunciou que aplicativos criados para dispositivos móveis como o iPad, da Apple, estão canibalizando as versões impressas de seus jornais, causando prejuízos sem precedentes. Informou a agência de notícias Reuters.
A companhia já bloqueou o acesso gratuito a inúmeros jornais, como o Times, sua versão dominical Sunday Times, e o News of the World, tablóide de maior circulação no Reino Unido, ambos estão sendo disponibilizados apenas para consumidores que assinam o conteúdo. Com esta estratégia a empresa contabilizou até o momento uma diminuição de 90% de sua base de leitores online. Entretanto, conta com um total de 105 mil leitores pagantes.
Já faz algum tempo que grandes corporações deste segmento, inclusive aqui do Brasil, estão acompanhando o desfecho desta história, que com o advento de certas tecnologias esta indústria se deparou com um paradigma inédito em sua história – cobrar ou não pelo conteúdo online?
Categoria: Balanços