Barnes & Noble planeja compra na área de livro didático digital
A norte-americana Barnes & Noble planeja adquirir a Barnes & Noble College Booksellers por 596 milhões de dólares, em uma transação que expandirá a base de varejo da cadeia de lojas e também permitirá que ingresse no florescente campo de livros didáticos digitais.
A Barnes & Noble, uma cadeia com mais de 750 livrarias nos Estados Unidos, e a cadeia de livrarias universitárias operavam como empresas de capital fechado até que a primeira abrisse seu capital, em 1993. As duas cadeias foram divididas em 1986, quando a companhia precisava de dinheiro para adquirir a B. Dalton Booksellers, que foi integrada à Barnes & Noble.
A aquisição cimentaria o espaço que a Barnes & Noble começa a conquistar no mercado de livros didáticos digitais, que na opinião de alguns analistas representa a maior oportunidade para os fabricantes de aparelhos de leitura eletrônica.
A Barnes & Noble anunciou que a aquisição elevará sua receita por ação em entre 30 e 35 por cento em base anualizada.
Como outras cadeias físicas de livrarias, nos últimos anos a Barnes & Noble está enfrentando uma queda nas vendas de livros no mercado norte-americano, que movimenta cerca de 25 bilhões de dólares anuais, porque mais leitores vêm optando por comprar livros online.
Mas o setor de livros didáticos –que movimenta 5,2 bilhões de dólares anuais para o segmento de livros pré-escolares até o secundário e mais 5 bilhões de dólares ao ano no segmento de livros universitários nos EUA– é visto como oportunidade crescente, à medida que mais escolas introduzem computadores e livros eletrônicos em suas salas de aula.
No mês passado, a Barnes & Noble criou uma loja online para livros em formato digital, definindo-a como a maior do mundo, e informou que ela seria a fornecedora exclusiva de conteúdo para o leitor eletrônico da Plastic Logic.
O aparelho vai concorrer com o Kindle, da Amazon.com, e com leitores eletrônicos produzidos pela Sony e alguns outros fabricantes, entre os quais um suposto computador dotado de tela de toque que seria lançado pela Apple, na opinião de alguns analistas ainda antes do final deste ano.
Categoria: Lançamentos, Notícias