Cielo compra M4U atenta ao pagamento móvel
Apesar de ainda incipiente no mercado brasileiro, as empresas de captura de transações financeiras via cartão de crédito e débito começam a se preparar para atuar mais significativamente nopagamento móvel.
A Cielo, por exemplo, foi às compras e pagou R$ 50,1 milhões para assumir o controle da empresa carioca M4U, especializada no desenvolvimento de soluções para pagamento móvel e dona de uma das maiores plataformas de recarga de celulares pré-pagos do país.
A transação foi comunicado à CVM, órgão regulador financeiro, nesta terça-feira, 03/08. No informe, a Cielo destaca que a aquisição “permitirá a sua atuação em segmentos ainda pouco explorados como a mobilidade e maior penetração nos meios eletrônicos de pagamento”.
A Cielo pagou à vista R$ 25.050.000,00 (vinte e cinco milhões e cinquenta mil reais). O restante será pago em 37 meses. A AbNote, empresa especializada em cartões de recarga, também participou da transação, ficando com 30% do capital, e reforçando sua atuação na área de recarga de celulares pré-pagos.
Pesquisa realizada com cerca de dois mil consumidores brasileiros pela Forrester Research no ano passado, e divulgada durante o CIAB 2010, realizado em junho, na capital paulista, mostra que há um longo caminho para convencer o correntista brasileiro a adotar o pagamento móvel.
Isso porque, apesar de a modalidade ser conhecida por 87% dos entrevistados, apenas 3% dos usuários de smartphones admitiram usar seus terminais para fazer fazem operações bancárias. E mais: Sem um serviço específico, 47% não têm interesse em usar o celular para fazer pagamentos.