Descoberta fraude no e-commerce de ingressos nos EUA
Três pessoas nos Estados Unidos confessaram fraudar empresas ligadas ao e-commerce de ingressos, como a LiveNation, Ticketmaster e MLB.com. Os envolvidos com o esquema poderão ser condenados em até cinco anos de prisão pela legislação daquele país.
A fraude consistia em adquirir ingressos com assentos privilegiados em grandes eventos para posteriormente revendê-los a um preço inflacionado, como cambistas em jogos de futebol aqui no Brasil. Mas o que mais chamou a atenção foi a forma com que eles obtinham estes Tickets – utilizando uma ferramenta sofisticada que burlava o sistema de segurança CAPTCHA – utilizado em sites para bloquear softwares robôs. Com isso, logo que os ingressos eram disponibilizados à venda este sistema os comprava sem dar a mínima chance aos consumidores, tudo de forma automatizada.
De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, estima-se que os criminosos (por meio desta prática ilícita) tenham adquirido mais 1,5 milhão de bilhetes para os mais variados eventos, como produções da Broadway e até mesmo programas de TV, todos com lugares privilegiados dentre os demais. Para que o esquema não fosse descoberto foi criado uma empresa, a Wiseguy Tickets.
Categoria: Crimes