Pesquisa revela que maioria pretende gastar muito menos que na Páscoa passada
A pesquisa realizada pelo MeSeems, empresa especializada em pesquisas online em tempo real, foi feita com 2800 pessoas de todas as regiões do País, indica que 45% dos entrevistados comemoram a Páscoa como uma data festiva, 37% afirmam que é um feriado religioso, enquanto 18% não comemoram a data. O estudo foi feito com o objetivo de descobrir a intenção de compra de presentes nessa data e a expectativa de gastos por parte dos consumidores.
Segundo a pesquisa, a maioria dos usuários (56%) irá presentear alguém, 24% não tem essa intenção e outros 20% ainda não sabem. Os namorados(as) estão no topo da lista dos mais presenteados, com 48% de intenção de compras, seguido de pais (39%) e filhos (28%). Os ovos de Páscoa aparecem como os presentes mais populares, com 65% das intenções de compra, seguidos de chocolates diversos, como barras e bombons (51%), coelho de chocolate (8%) e cestas de páscoa (6%). 9% dos entrevistados ainda não se decidiram sobre qual presente adquirir.
Entre os respondentes que pretendem presentear alguém nesse feriado, há maior concentração de mulheres (53% vs. 50% entre quem não irá presentear), também de pessoas na faixa de 31 a 40 anos (26% vs. 15% entre quem não irá presentear) e respondentes da classe A (19% vs. 15% entre quem não irá presentear).
Apesar de mais da metade dos entrevistados ter a intenção de presentear na Páscoa, o estudo também revela que 46% dos respondentes pretendem gastar menos ou muito menos nos presentes, em comparação ao ano passado. Quando questionados sobre o valor que pretendem desembolsar para a compra de presentes, um terço dos entrevistados (33%) respondeu valores entre R$ 21 e R$ 40, e 19% entre R$ 41 e R$ 60. Cerca de 18% querem gastar até R$ 20. Apenas 8% pretende a gastar muito mais que em relação a 2015.
Dos que não irão presentear na data, 62% estão sem condições financeiras, 26% não acham necessário presentear na data e 6% não tem ninguém que queiram presentear.
Entre as marcas de chocolate mais procuradas, a Nestlé lidera com 46%, seguida de Cacau Show (42%), Lacta (39%) e Garoto (35%). Os ovos de Páscoa artesanais ganham força e são citados por 20% dos respondentes. Os fatores mais considerados na hora de compra dos ovos são: Preço (81%), Qualidade (50%) e Marca (30%).
As respostas representam a opinião dos respondentes do MeSeems, de todas as regiões do País, sendo 50% do sexo masculino e 50% feminino, de todas as idades e classes sociais.
Categoria: Pesquisas