Golpe raro no Instagram aparece como post patrocinado
A ESET – fornecedora de soluções de segurança – identificou um novo tipo golpe propagado pelo Instagram, no qual um anúncio falso de dia dos pais oferta um iPhone 6 com 50% de desconto. Trata-se de um tipo raro de golpe, uma vez em que ele aparece como um post patrocinado, voltado a roubar credenciais bancárias dos usuários.
Para aplicar o golpe, os cibecriminosos simulam um post patrocinado no Instagram. O anúncio aparece como uma promoção relâmpago de um grande site de comparação de preços e produtos, no qual a empresa supostamente oferece um iPhone 6 16GB de R$ 3.299,00 por R$ 1.659,00. Ao clicar no link para efetuar a compra, o usuário é direcionado para uma página falsa de um dos maiores e-commerces brasileiros, no qual precisa inserir informações pessoais e dados bancários – que são enviados diretamente para os cibecriminosos – para concluir a compra.
A técnica usada nesse caso especifico é diferenciada, já que o perfil falso se passa por um post patrocinado. Além disso, para aumentar o alcance da campanha, os cibercriminosos também criaram uma página falsa no Facebook com título de oferta relâmpago usando o nome de um dos maiores e-commerces do Brasil.
“Há uma tendência de os criminosos virtuais migrarem para novos tipos de ataques, em especial, com foco massivo, como as redes sociais. Por isso, é importante que os usuários se atentem a anúncios online e posts patrocinados com ofertas com preços muito abaixo do mercado”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil.
Categoria: Crimes