ESET colabora com ação para desativar botnet que infectou mais de um milhão de computadores em todo o mundo
A ESET, fornecedora de soluções de segurança da informação, contribuiu com a ação que interrompeu as atividades da botnet (rede zumbi) Dorkbot, a qual infectou mais de um milhão de computadores em todo o mundo. O trabalho, realizado em parceria com Microsoft, CERT.PL e várias agências internacionais de todo o mundo – como FBI, Interpol e Europol – permitiu a apreensão de domínios, acabando assim com a capacidade de os operadores dessas redes zumbis controlarem os equipamentos das vítimas.
“Para tornar a Internet mais segura e proteger os usuários, a ESET tem dado uma grande contribuição no sentido de interromper ataques como esse. No caso do Dorkbot, a empresa compartilhou análises técnicas e estatísticas sobre o malware, bem como os domínios e endereços dos servidores de Internet de comando e controle do botnet”, afirma Jean-Ian Boutin, Pesquisador de Malware da ESET.
O Dorkbot é uma botnet – redes formadas por computadores infectados e que são usados para atividades ilegais, como envio de spams, disseminação de vírus, ataques de DNS, entre outros – distribuída por meio de vários canais, como redes sociais, spam, e-mails, USB e kits de exploits e que afetou mais de 190 países. Uma vez instalado na máquina, ele interfere no funcionamento normal dos softwares de segurança, bloqueando o acesso aos servidores de atualização e se conecta ao um servidor IRC para receber novas ordens.
Além de roubar as senha do Facebook e do Twitter, o Dorkbot consegue, em pouco tempo, obter total controle de um sistema e instalar vários códigos maliciosos no equipamento do usuário. Alguns exemplos de códigos instalados são o Win32/Kasidet, malware usado para ataques DDoS também conhecido como neutrinos bot; e Win32/Lethic, um robô que envia spam.
“Tivemos milhares de casos detectados de quase todas as partes do mundo e ainda temos observado muitos casos recentes que demonstram a atuação da Dorkbot. Dessa forma, vimos a importância de fazer um esforço em conjunto a fim de interromper a atuação desse malware”, complementa Jean-Ian Boutin.
Para mais informações sobre o Dorkbot e como pode ser neutralizado pode ser acessada pelo: http://www.welivesecurity.com/la-es/2015/12/04/interrupcion-botnet-dorkbot-esfuerzo-conjunto/
Categoria: Crimes