Spammers focam em redes sociais
Ao invés de enviar um grande volume de e-mails infectados para roubar dados sigilosos de suas vítimas, cada vez mais os criminosos virtuais estão utilizando as redes sociais como o Facebook e LinkedIn, para atingirem seus objetivos. É o que afirma um novo relatório elaborado por Tom Grills, um executivo especializado em segurança da Cisco.
“2010 foi o primeiro ano que registramos uma queda acentuada no volume de mensagens não autorizadas”, disse Gillis. “Será que o spam se tornou um problema de menor importância? Não. Os spammers apenas estão investindo em redes sociais como ferramenta para atacarem pessoas e empresas”.
Recentemente a Cisco teria identificado uma série de ataques através da plataforma do LinkedIn, onde perfis falsos e críveis eram utilizados para enviar solicitações de conexão. Gillis explica que neste caso os ataques não visam infectar a máquina de suas vítimas, o objetivo é roubar informações financeiras.
Ainda de acordo com o relatório, além das redes sociais os dispositivos móveis também estão se tornando alvo destes criminosos, e a tendência é que aumente na mesma proporção que a popularidade destes aparelhos. A cisco prevê que em cinco anos os dispositivos móveis serão a principal ferramenta de acesso a dados empresariais.
Categoria: Crimes
Temos que ficar atentos aos convites do facebook, linked in e outros…bjs