Bancos e sites de e-commerce são os maiores alvos dos hackers
Apenas no ano de 2012 o número de ataques de hackers no mundo, aumentou em 2.000%. É o que asseguram os dados da Akamai Securities, empresa norte-americana que monitora em tempo real os países de onde estão originando os maiores ataques de hackers.
O levantamento aponta o Brasil na terceira posição, com 6%, atrás apenas da China que ocupa o primeiro lugar com 41% e dos EUA, em segundo, com 9%. De acordo com a empresa, no último ano, o Brasil se manteve entre os oito países de onde mais são executados os maiores ataques de hackers no mundo, sendo os bancos e sites de e-commerce, os maiores alvos dos hackers.
De acordo com o diretor da Symantec no Brasil, André Carrareto, o foco dos hackers não são mais os falsos e-mails, mas, sim, os smartphones e as redes sociais. “Temos visto um crescimento grande na quantidade de vírus que infectam dispositivos móveis. Saímos no final de 2010 de aproximadamente 10 famílias de vírus para 67 famílias em 2011. Na rede social, você confia em quem está na sua rede. E isso te leva mais facilmente a clicar em um link.”, justifica.
Como medida preventiva e de segurança, os lojistas e bancos devem contar com o auxílio de um especialista em segurança da informação que simule a presença e ação de um hacker no sistema, recomenda.
Categoria: Pesquisas