Facebook mantém supremacia em logins sociais, aponta pesquisa
De acordo com um relatório da Janrain, especializada em soluções para gestão online, no terceiro trimestre de 2013 o Facebook se manteve no topo das redes sociais mais utilizadas como login social – recurso que tem como objetivo agilizar o cadastro em algum website em funções como comprar online ou enviar um conteúdo. A rede de Mark Zuckeberg caiu um ponto percentual, com relação ao trimestre anterior, e agora perfaz 45% de todos os logins sociais na rede, percentual 9% menor que no terceiro trimestre de 2012. No mesmo período, o Google+ também apresentou uma pequena queda, indo de 34% para 33%.
A pesquisa aponta que a supremacia do Facebook em logins sociais segue intacta, ainda que outros players tenham exibido um bom crescimento no período: Yahoo, 0,5% para 7,1%; seguido pelo Twitter 0,8% para 6,5%; Linkedin 0,4% a 2,4%; e Microsoft, 0,3% a 1,9%.
Outros insights da pesquisa
– A participação do Google nos logins sociais em sites B2B cresceu de 4% para 26%, empatando com o segundo colocado, Linkedin, que caiu 3%. Ambos não estão muito atrás do Facebook (33%);
– O Facebook ampliou sua vantagem sobre o Google, no que concerne a varejo, com o primeiro subindo dois pontos percentuais, agora 61% do total, e o segundo apresentando uma queda de dois pontos percentuais, chegando a 23%;
– No segmento entretenimento e jogos, o Facebook perdeu 2%, agora com 60% do total. Contudo, ainda apresenta uma diferença bastante consistente para o segundo colocado, Google (20%);
– Os dois principais players também trocaram porcentagens na participação dos logins utilizados em sites de músicas, com o Facebook caindo de 63% para 60% e o Google subindo de 15% para 18%, seguido de perto pelo Twitter (16%);
Categoria: Pesquisas