Sites de varejo são o principal alvo de ataques de negação de serviço
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Akamai Technologies, empresa especializada em serviços de Cloud Computing de alto desempenho, no ano anterior 768 clientes relataram ter sofrido ataques de negação de serviço. Entre estes, 35%, ou 269 deles, foram dirigidos a varejistas, sendo este o setor com o maior número de ataques registrados.
O estudo mostra ainda que 155, ou cerca de 20% foram realizados contra companhias do setor financeiro, 164, ou 21% contra organizações de mídia e entretenimento, e, em menor proporção contra empresas de tecnologia que registraram 110 casos, 14% do total, seguidas das 70 ocorrências direcionadas aos órgãos públicos, o equivalente a 9%.
Segundo a Akamai Technologies, o objetivo destes ataques é tornar os sites inoperantes ao direcionar um alto de volume de tráfego, composto por milhares de computadores infectados e controlados por criminosos, que podem ser ativistas políticos, hackers (muitas vezes contratados por terceiros) e até mesmo, estados-nação.
O relatório também aponta a China como a principal fonte destes ataques no 4° trimestre de 2012, representando 41% do total – ultrapassando os 33% registrados no 3° trimestre.
Os EUA ficaram em segundo lugar com 10%, ante 13% no terceiro trimestre. Na sequência vem a Turquia, com 4,7%, superando a Rússia que apresentou um percentual 4,3%, o equivalente a uma queda em relação aos 4,7% relatados, no terceiro trimestre de 2012.
Categoria: Pesquisas