Declaração do IR só poderá ser feita pela internet em 2011
Em um comunicado no site da Receita, o supervisor nacional do imposto de renda, Joaquim Adir, afirma que “essa forma de entrega (papel) no ano passado gerou apenas 127 mil declarações, dentro de um universo de mais de 25 milhões”. O supervisor explicou ainda que documentos nesse formato dificultam o processamento pela Receita e não geram benefícios para os declarantes.
O contribuinte que opta pelo formulário impresso hoje, necessita realizar a entrega nas agências dos Correios, além de desembolsar 5 reais. Para o próximo ano, a entrega da declaração será feita exclusivamente em disquete, nas agências bancárias, ou pela internet – pelo programa Receitanet.
Só ficarão obrigados a declarar o IRPF os contribuintes com limite de renda 22.487,25 reais. Com o desconto padrão de 20%, esse valor fica em 17.988,80 reais.
Programa para IR 2010
O aplicativo para preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda 2010 será disponibilizado a partir do dia 1º de março, mediante a aprovação por parte da Receita e do Serpro na próxima sexta-feira (12/2). O programa já havia sido colocado no ar em janeiro para que os usuários pudessem conhecer com antecedência o aplicativo e as principais alterações em relação ao ano anterior.
As instituições esperam 24 milhões de declarações neste ano, 1 milhão a menos do que em 2009. Neste ano, o valor de abatimento por dependente passa para 1.730,40 reais. Os descontos totais com educação ficaram em 2708,94 reais e os gastos com saúde não têm limite. A correção foi de 4,5%.
Estão obrigados a declarar os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores a 17.215,08 reais em 2009. O prazo para entrega das declarações vai de 1º de março a 30 de abril e, a partir deste ano, o contribuinte só poderá fazer a declaração por meio do aplicativo.
Categoria: Lançamentos, Notícias