Quatro startups que apostam na desburocratização como modelo de negócio
Burocracia sempre foi o terror de empresas e consumidores que necessitam realizar negócios ou buscar por serviços no País. Observando esse entrave, muitas empresas em estágio inicial, as startups, estão criando soluções que visam justamente ao combate desse sistema. E, em contrapartida, esperam lucrar ao facilitar a vida de muitas pessoas.
Seja para vender o carro, para realizar ou receber uma entrega de um objeto, para obter as melhores condições de crédito para a sua empresa ou para gerir as notas fiscais eletrônica e evitar multas, empreendedores estão criando soluções para isso. Listamos abaixo quatro startups que apostam na desburocratização como modelo de negócio:
InstaCarro
Em vez de se dedicar por semanas e até meses para vender o carro usado – passando por processos burocráticos de procura pela melhor oferta à resolução da negociação – que tal resolver o assunto em uma hora? É isso que propõe a startup InstaCarro. Criada no fim de 2015 em São Paulo, o negócio propõe algo simples: viabilizar negócios rápidos, seguros, transparentes e com os melhores preços de lojas e concessionárias para quem quer vender o seu carro. Ou seja, o veículo é ofertado para mais de 1000 lojas e concessionárias do Brasil em até uma hora. O vendedor recebe múltiplas ofertas, escuta a maior e, se aceitar, é pago na hora. Não é preciso se preocupar com laudo de transferência, a InstaCarro cuida do processo.
F(x)
Criada no início de 2015 pelo ex-sócio da gestora Hedging Griffo Dan Cohen, a startup F(x) tem um objetivo claro: facilitar a intermediação entre empresas e financiadores. Funciona como uma espécie de Tinder do crédito: os bancos se cadastram no site e colocam informações sobre o tipo de crédito que estão dispostos a conceder. As empresas, por sua vez, criam um perfil com informações sobre o negócio, o setor em que atuam e o tipo de crédito que procuram. A partir dai, entra um algoritmo que cruza os dados de quem concede e de quem toma crédito e identifica. Aqueles com maior semelhança entre si dão o “match”. “Facilitamos a busca das companhias por crédito e aproximá-los de melhores condições de financiamento. Conosco, isso acontece rapidamente para as duas partes envolvidas”, diz Cohen.
Eu Entrego
Com a missão de revolucionar o sistema de entregas brasileiro nasceu o Eu Entrego, um aplicativo que conecta pessoas e empresas à comunidade de entregadores independentes, oferece uma alternativa fácil, flexível e de baixo custo para levar ou trazer qualquer coisa de qualquer lugar 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele é ideal para empresas que precisam realizar pequenas entregas durante o dia. “Somos uma solução para questões logísticas, facilitando a realização de entregas durante o dia-a-dia”, explica João Paulo Camargo, CEO e cofundador do Eu Entrego.
NFe Cloud
Após o pagamento de uma pesada multa por não arquivar corretamente as Notas Fiscais eletrônicas de sua companhia, Alison Flores, empresário do ramo de confecção decidiu criar a NFe Cloud, tecnologia para armazenamento de NFes em nuvem. A aplicação realiza de forma simples a consulta, gestão, localização e download de NFes na nuvem, e é integrada aos ERPs (sistemas para gestão empresarial) e aos sistemas das Secretarias Estaduais da Fazenda – SEFAZ, para monitoramento dos status em tempo real. Ainda de acordo com Flores, todos os perfis de empresas, independente do porte e do setor, podem utilizar a plataforma.
Categoria: Dicas