Número de startups cresce 18,5% em 2015; veja cinco que foram criadas no período
O número de empresas em estágio inicial, as startups, cresceu 18,5% em dezembro em comparação com os seis meses anteriores. A informação é da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). De acordo com a entidade, o Brasil registrou 4.151 companhias desse porte ao final de 2015.
O levantamento da ABStartups apontou ainda que São Paulo lidera, com folga, a lista de Estados com o maior número de empreendimentos. Somente em dezembro de 2015, o número de startups paulistas cadastradas passou de 1,2 mil. Em segundo lugar está o Estado de Minas Gerais, com 356 startups. O Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar, com 335 empresas.
A maioria das empresas, segundo a ABStartups, aposta em oferecer produtos e serviços para outras empresas – modelo conhecido como B2B. Cerca de 860 startups foram criadas com este propósito ao longo do último mês de 2015. Os aplicativos aparecem no topo da lista, com 216 empreendimentos.
Para mostrar que o ano de 2015 foi aquecido para os empreendedores, listamos abaixo cinco startups inovadoras que nasceram no ano passado.
FX Flow Intelligence
Voltada para avaliar o comportamento dos consumidores em lojas físicas e shoppings centers, a startup foi criada com o objetivo de utilizar o BigData para ajudar lojistas e shopping centers a identificar comportamento dos consumidores. Por meio da tecnologia de visão computacional, um dispositivo instalado no ambiente é capaz de monitorar e informar via Internet (wi-fi ou 3G) a quantidade de visitantes, as hot zones (zonas com maior fluxo), a direção e o comportamento no tráfego, entre outros indicadores, permitindo que as decisões estratégicas sejam tomadas com mais precisão. Funciona como uma espécie de Google Analytics do varejo físico.
Social Comics
Com uma ideia inovadora, a startup Social Comics, plataforma de streaming que é uma espécie de Netflix de quadrinhos, foi criada com o suporte do Grupo Omelete — criador da CCXP-Comic Con Experience e do site Omelete.com. A Social Comics dá acesso a mais de 800 quadrinhos. Entre os títulos, exemplares de editoras como a Devir, a JBC, a HQM (que tem os direitos da Valiant no Brasil), a Mythos, Editora Nemo e a Revista Mundo dos Super-Heróis. O grupo planeja também a internacionalização da plataforma para países da América Latina e para os Estados Unidos.
F(x)
Criada no início de 2015 pelo ex-sócio da gestora Hedging Griffo Dan Cohen, a startup tem um objetivo claro: facilitar a intermediação entre empresas e financiadores. Funciona como uma espécie de Tinder do crédito: os bancos se cadastram no site e colocam informações sobre o tipo de crédito que estão dispostos a conceder. As empresas, por sua vez, criam um perfil com informações sobre o negócio, o setor em que atuam e o tipo de crédito que procuram. A partir dai, entra um algoritmo que cruza os dados de quem concede e de quem toma crédito e identifica. Aqueles com maior semelhança entre si dão o “match”. A F(x) conta com 50 perfis de crédito na plataforma, entre bancos de pequeno e médio porte e fundos de private equity, e cerca de R$ 100 milhões em crédito disponíveis para serem liberados.
Central do Franqueado
Reunir todas as funcionalidades necessárias para o gerenciamento do franchising: esse é o objetivo de quatro jovens de Porto Alegre com a Central do Franqueado. Criada em maio de 2015, a startup atende franquias – e também redes em expansão – por meio de um software customizável. As ferramentas incluem seção de pedidos, chat institucional e plataforma de auditorias, todas elas facilitando a comunicação entre as lojas.
Experiences
Criado para oferecer um tratamento personalidade para quem busca restaurantes de luxo, o empreendedor Josué Gomes criou o aplicativo Experiences. O app busca proporcionar uma experiência única e personalizada para os frequentadores dos melhores restaurantes de São Paulo. Por meio da plataforma, o cliente pode solicitar um carro, pedir flores ou chocolates, incluir uma lista de preferências gastronômicas, além de adiantar o pagamento -via cartão de crédito cadastrado.
Categoria: Pesquisas