MoIP quer crescer 1.400% em 2010
O MoIP Pagamentos, uma das maiores empresas brasileiras de meios de pagamento online e pertencente ao portal IG, anuncia que, em 2010, fará transações no volume de R$ 350 milhões entre os mais de 115 mil clientes cadastrados. Por dia, são cerca de 15 mil transações pela web feitas via MoIP. A previsão é aumentar este ano o volume transacionado em seu ambiente tecnológico em cerca de 1.400% até o segundo semestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado.
O crescimento durante o primeiro semestre de 2010 do MoIP foi meteórico. A empresa que registrava em maio uma base de clientes de 22 mil, foi aumentando exponencialmente sua base instalada, registrando um acumulado de 45 mil em abril de 2010, 62 mil em maio de 2010 e saltando para 70 mil clientes em junho de 2010. Em apenas quatro meses, o MoIP conquistou cerca de 93 mil clientes no segmento de pequenas e médias empresas.
A empresa tem este foco específico em atender pequenas e médias empresas no e-commerce brasileiro. Favorecendo a pulverização do comércio eletrônico dando aos pequenos a credibilidade (o MoIP tem um programa que garante ao comprador o ressarcimento do valor pago caso o produto não seja entregue pelo vendedor com o compra protegida), o acesso à mesma infra-estrutura tecnológica, a disponibilização de todos os meios de pagamentos e as mesmas ferramentas de gestão de risco utilizadas pelas grandes empresas do e-commerce brasileiro, o que aumenta em muito as chances de sucesso no e-commerce.
A partir de um simples cadastro no MoIP qualquer pessoa física ou jurídica (não importando o faturamento da empresa e nem se o individuo tem renda comprovada) pode receber de forma fácil, simples e ágil diversos meios de pagamento pela internet: Boleto, Débito Online, Cartão de Débito e Crédito (a vista ou parcelado).
O MoIP não cobra valores para implantação do lojista, nem nenhum tipo de mensalidade e, para favorecer o fluxo de caixa do vendedor o MoIP permite que ele venda parcelado e receba em até dois dias em sua conta o valor da transação. O valor cobrado do lojista tem uma variação de 1,9% a 7,4% por venda realizada.
O MoIP foi desenvolvido para se integrar a qualquer aplicação e para favorecer esse processo oferece diversas formas de integração para seus clientes lojistas. Com processos de pagamentos simples, desde um simples botão de pagamento que pode facilmente – por qualquer pessoa, não necessariamente técnico – transformar um site ou um blog em um comércio eletrônico. Até a integração via API (Aplication Programer Interface), que dá aos desenvolvedores a flexibilidade para criar qualquer tipo de negócio, sabendo que o MoIP será capaz de operacionalizar esses pagamentos. Além desses casos, o MoIP ainda disponibiliza diversos módulos – criados pela comunidade de desenvolvedores que utilizam o MOIP – já prontos para integrar a aplicação do lojista virtual ao MoIP. Existem:
i) Aqueles que integram soluções de código aberto conhecidas no mercado como Joomla, Magento, OsCommerce, Prestashop, além do tradicional WordPress; | ii) As plataformas de e-commerce comercializadas no Brasil, tais como: ikeda, EZ Commerce, Fast Commerce, DotStore, Webstorm e vários outros (vide página de parceiros: www.moip.com.br/parceiros/index.html). O MoIP também disponibiliza bibliotecas para facilitar a integração em diversas linguagens de programações, como exemplo: PHP, Ruby e Java.
Para facilitar o processo de integração, o MoIP disponibiliza um ambiente de testes chamado Sandbox* (vide nota abaixo), que possibilita simular todas as interações entre a aplicação do Lojista Virtual e o MoIP, sem usar dinheiro de verdade. Além disso, está disponível nesse ambiente toda a documentação técnica necessária para a integração.
O pagamento via MoIP – O internauta que realiza compras em um site através do MoIP é direcionado à plataforma de pagamentos logo após fechar seu pedido no carrinho de compras e se identificar. Daí, ele escolhe a forma de pagamento (cartão de crédito, débito, boleto, entre outros) e o MoIP se encarrega da gestão de risco da transação comercial. “Em todas as compras, é necessário avaliar o comprador, afastando qualquer possibilidade de fraude para o lojista. Este é um processo que deve ser bem estruturado e rápido, para não impactar no prazo de entrega do produto – visto que a compra só é despachado quando se tem o ’OK’ do pagamento”, avalia Igor Senra. Quando o valor é confirmado, o cliente prossegue à efetivação da compra e pode receber a mercadoria.
De acordo com Senra, esta taxa está em uma das mais baixas do mercado, graças a parceria com diversas ferramentas e qualificação de sua equipe de gestão de risco.
Além disso, o MoIP oferece para seus lojistas outras vantagens, como estabilidade do sistema no instante do pagamento, diminuição de 31 para 2 dias no repasse do valor da transação em comparação com o praticado pelas operadores de cartões, maior conversão de vendas e agilidade no atendimento.
Do outro lado do balcão – A segurança também é maior para o comprador. Ao se tornar cliente do MoIP, todas as lojas são analisadas e monitoradas para garantir que elas cumpram o contratado. Caso o produto da venda não seja entregue, o internauta é ressarcido. Esse é o serviço chamado de Compra Protegida, que garante a entrega do produto ou o ressarcimento ao comprador, gerando mais segurança ao cliente e, conseqüentemente, mais conversão de vendas ao lojista.
“Nós somos obsessivos com a experiência do usuário, realizamos testes e simulações para mensurar o comportamento dos compradores no fechamento da venda para termos o produto mais adaptado para oferecer os melhores resultados para nossos clientes, pois melhor experiência de compra se converte em mais vendas para os nossos clientes”, afirma Senra. Um facilitador do Terceiro Setor
Além do e-commerce, os aplicativos do MoIP possibilitam também que a empresa/cliente elabore campanhas de doações online com entidades, instituições e fundações.
Outra forma de uso para o MoIP é em programas de relacionamento com o cliente. É o caso da Rede de Postos Ipiranga, que uniu o seu programa de fidelidade ao programa Multiplus e, para isso, era necessária a cobrança de uma tarifa para a conversão da pontuação. Como o cronograma do projeto foi definido pelos organizados em um curto espaço de tempo, a Rede Ipiranga contatou o MoIP para desenvolver o processo de integração de pontos entre as companhias. Em menos de uma semana, o MoIP viabilizou toda a integração do sistema de fidelidade com os meios de pagamento online.
Glossário:Sandbox consiste em um ambiente de testes idêntico ao de produção e que simula diversas operações. Com este ambiente o desenvolvedor pode simular formas de pagamentos e de retornos, deixando o e-commerce preparado para qualquer situação de pagamentos com segurança e agilidade.
MoIP Pagamentos-Empresa de pagamento online com 100% de capital brasileiro, com mais de 115 mil clientes cadastrados. A empresa utiliza processos simplificados e seguros do meio de pagamento transacionando uma média de 15 mil intenções de vendas por dia. E realiza a integração com todos os meios de pagamentos eletrônicos existentes no mercado, movimentando no mercado de e-commerce o montante financeiro de R$350 milhões. Seu posicionamento claro e firme possibilita a disseminação do e-commerce no mercado de pequenas e médias empresas.