FTC pode barrar compra da empresa AdMob pelo Google
A agência norte-americana de defesa do consumidor, a Federal Trade Commission (FTC), pode barrar os planos de aquisição da AdMob pelo Google, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (6/4).
A FTC tem construído um arquivo como parte de uma potencial ofensiva para bloquear a compra do provedor de publicidade móvel, de acordo com o jornal norte-americano The Wall Street Journal. A FTC também relatou ao Congresso sua preocupação e pediu a vários concorrentes da AdMob que depusessem sobre os efeitos da proposta de aquisição.
O Google afirmou que não vê qualquer problema de regulamentação com a compra, e argumentou que o espaço do anúncio móvel é altamente competitivo. A FTC ainda não decidiu se irá mesmo tentar bloquear a aquisição. E há a possibilidade de os advogados da empresa chegarem a um acordo com a agência para proteger o negócio.
A AdMob fornece publicidade em celulares e anúncios em aplicativos, que, segundo o Google, irão complementar o seu negócio em anúncios para busca móvel. As propagandas da AdMob aparecem em celulares como o iPhone e smartphones com o sistema Android.
Pelo menos dois grupos de consumidores pediram à FTC que bloqueasse a compra feita pelo Google, de 750 milhões de dólares, anunciada no final do ano passado.