CDL Shopping abre as portas para lojistas venderem pela internet
Empreendedores de todo o país interessados em expandir as vendas por e-commerce podem ingressar no CDL Shopping (www.cdlshopping.com), aberto na internet desde 31 de agosto para montagem de lojas online. O shopping virtual, iniciativa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), é voltado a um universo de superior a um milhão de empreendedores associados a mais de 1480 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) no país. Até outubro, o domínio ficará aberto para os próprios varejistas construírem suas lojas, que já poderão começar a vender ao consumidor.
O lojista terá opções de lojas semiprontas para escolher, basta colocar a sua logomarca e seus produtos. O sistema também conta com um manual online que ajuda na montagem da loja, passo a passo. No CDL Shopping, o consumidor terá como porta de entrada as lojas associadas à CDL da sua cidade, aproximando o cliente aos lojistas locais. Ou seja, ao acessar o site, as marcas e produtos da sua região estarão mais visíveis. Isso não impede que sejam realizadas compras em qualquer uma das lojas do shopping, com sede em cidades e Estados diferentes.
Outra novidade do shopping online é que carrinho de compras será único. O consumidor poderá adquirir produtos em várias lojas e pagar de uma só vez com o cartão de crédito, por exemplo. O próprio sistema repassa o valor devido a cada lojista após a transação. Outro diferencial é a condição para fazer parte do projeto. Diferente dos demais marketplaces online, é possível aderir ao CDL Shopping apenas com uma taxa de adesão inicial, mais o pagamento de um condomínio mensal, sem que haja participação nas vendas do comerciante. A entrega dos produtos fica por conta do próprio lojista.
Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento das pequenas e médias lojas virtuais deve triplicar, alcançando R$ 13,7 bilhões até 2016. No ano passado, as PMEs no e-commerce faturaram aproximadamente R$ 5 bilhões, representando 16% da movimentação total do setor, que ficou em R$ 31,1 bilhões. É justamente deste mercado que a CNDL pretende aproximar os lojistas associados, a partir do CDL Shopping.
Recebimento do produto antes de pagar
A tecnologia em torno do shopping virtual é desenvolvida pela Flexy Negócios Digitais, empresa especializada em soluções para e-commerce, de Santa Catarina. “O CDL Shopping é uma plataforma robusta e segura para os lojistas que pretendem dar o primeiro passo neste mercado”, afirma Juarez Beltrão, diretor da Flexy e responsável pelo projeto, que tem total incentivo do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior.
Além da Flexy, outras empresas estão envolvidas para dar suporte ao funcionamento do shopping e agregar novas funcionalidades. Uma delas é a Koin, que criou um mecanismo para pagamento das compras adquiridas online pelo consumidor após o recebimento dos itens na sua casa. O objetivo, para os lojistas, é aumentar a conversão de vendas. Enquanto para o consumidor é dar mais segurança. No CDL Shopping, ao efetuar uma compra, o cliente primeiro recebe o produto para depois pagar, via boleto bancário, entre outras formas.
Segundo Marcos Cavagnoli, CEO da Koin, não existe solução similar na América Latina. “É uma inovação que facilita tanto a vida do consumidor, quanto a do lojista. O consumidor não correrá mais o risco de pagar e não receber a mercadoria ou esta estar errada, por exemplo. Já o lojista não precisará mais se preocupar com a fraude e a inadimplência, pois a Koin assume todos esses riscos da operação”, explica o executivo.
No CDL Shopping, o modelo da Koin será disponibilizado via MOIP, como mais uma forma de pagamento online. O lojista pode optar, também, pelo sistema convencional. A previsão é que no final de outubro o shopping virtual seja totalmente aberto para os consumidores na internet.
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