Barnes & Noble quer US$ 1 bilhão com venda de e-books

| 17/09/2010 - 02:54 AM | Comentários (0)

A livraria americana Barnes & Noble espera gerar, em 2013, 1 bilhão de dólares em receita com as vendas de livros digitais, somadas as categorias de livros e de livros-texto, afirmou a empresa nesta quinta-feira (16/9).

Até lá, a empresa espera capturar 25% do mercado de e-books, afirmou o CEO William Lynch.

Os dados fazem parte de carta enviada aos acionistas. Nela, a empresa revela detalhes da estratégia de crescimento do negócio.

A receita da divisão digital da Barnes & Noble, B&N.com, foi de 144 milhões de dólares no primeiro trimestre do ano fiscal de 2011, de acordo com relatório entregue em 9/9 à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. A divisão responde por vendas de e-commerce, aparelhos de leitura e periódicos digitais. A empresa informou receita de 1,4 bilhão de dólares para o trimestre.

Canais diversificados
A B&N vende o leitor de e-books (e-reader) Nook, que foi lançado em outubro de 2009. A empresa afirmou que sua estratégia digital inclui a entrega de livros, revistas e jornais não apenas para o Nook, mas para diversos outros aparelhos. No começo deste ano, a empresa lançou aplicações móveis Nook para os sistemas Android, da Google, e iOS, da Apple – este último é usado no iPhone.

As vendas de e-books foram o principal motor do crescimento da receita no mercado digital, afirmou Lynch. As fortes vendas do Nook e as 717 lojas físicas da empresa ajudaram a manter as vendas de e-books em níveis saudáveis.

“Nós começamos do zero e capturamos mais de 20% do mercado de comércio de livros digitais – uma fatia maior do que a que detemos no mercado de livros físicos, que é de 18%”, ressaltou Lynch.

Lojas físicas
O explosivo mercado de leitura digital também afeta os varejistas em geral que têm seções de livros. “O mercado de livros físicos deverá se contrair nos próximos quatro anos, de aproximadamente 21 bilhões para 19 bilhões de dólares. Nesse movimento, percebemos que muitos desses varejistas vêm diminuindo a ênfase da categoria de livros, seja mediante redução do espaço nas prateleiras ou, em alguns casos, até sua completa eliminação”, disse Lynch.

Essas mudanças deverão fornecer à Barnes & Noble uma oportunidade para reforçar sua presença.

“Está claro que haverá menos livrarias nos Estados Unidos e, à medida que continuarmos a manter o melhor portfólio de lojas e o melhor modelo de negócio do ramo, nossas lojas serão beneficiárias dessa consolidação”, afirmou o CEO.

A livraria online Amazon.com, que vende os leitores de e-book Kindle, também descobriu que as vendas de e-book têm superado as vendas de livros de capa dura. A Amazon vendeu 143 livros Kindle para cada 100 livros de capa dura durante o último trimestre fiscal, afirmou a empresa, em julho.

Tags: , ,

Categoria: Lançamentos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.