TOTVS aposta em mobilidade para aumentar a produtividade do setor supermercadista

| 04/05/2015 - 11:19 AM | Comentários (0)

gears2

Facilidade de acesso, gestão em tempo real e informações estratégicas. Baseando-se neste tripé, a TOTVS reformulou o seu software de gestão especializado no Varejo visando consolidar uma oferta de mobilidade ao segmento supermercadista. O resultado final é uma tecnologia responsiva, adaptável automaticamente aos requisitos de diferentes plataformas operacionais, com uma série de indicadores de gestão, que podem ser acessados via dispositivo móvel, em qualquer momento, de qualquer lugar.

A companhia, que, na sua matriz, conta com um laboratório dedicado a revisar processos, interface e navegabilidade das soluções, o UX Lab, debruçou-se sobre o conceito de Design Thinking para promover melhores experiências de uso das suas tecnologias para o Varejo, agora também, via dispositivos móveis. O resultado é uma tela clean, intuitiva e que reúne as principais informações para a percepção da empresa como um todo. A flexibilidade do ambiente móvel do ERP RMS/TOTVS permite ao supermercadista escolher o hardware que melhor se adapte às suas necessidades, estabelecendo a sua própria relação entre o custo e o benefício do equipamento.

Trabalhando com margens baixas de lucratividade sobre os produtos, o setor supermercadista precisa reter atenção especial ao nível de produtividade e ao controle dos seus processos. O acesso móvel permite ao gestor visualizar os indicadores da empresa e acompanhar a evolução dos negócios em tempo real, podendo se antecipar aos problemas para mitigar perdas e, com isso, manter e/ou aumentar a sua margem.

O indicador de Trocas por Fornecedor, por exemplo, controla o processo de compra e troca dos produtos junto aos fornecedores. Em um único gráfico, o gestor tem acesso aos dados de mercadorias que entrarão como perda de estoque, bem como as que terão reposição, como no caso de validade expirada ou de produtos consignados, de acordo com as parametrizações e regras de cada contrato. O objetivo é trabalhar a sua lucratividade baseando-se em dados seguros e, assim, evitar prejuízos financeiros.

Outro gargalo do setor supermercadista é lidar com a perenidade dos produtos. O Indicador de Produtos a Vencer proporciona uma visão de tudo o que está com a data de validade próxima. Assim, o gestor pode realizar, a tempo, ações promocionais e comerciais para evitar perder as mercadorias.

O Painel de Expedição, por sua vez, fornece todas as informações sobre o processo no Centro de Distribuição (CD). Quantos produtos estão em processo de formação de cargas ou em fase de separação, quantos já foram conferidos, embarcados e os que saíram do CD. Tudo fica registrado e é apontado pelo sistema, que garante agilidade nas expedições, resultando em uma gestão efetiva dessa etapa produtiva.

Já o indicador de Desempenho permite ao gestor visualizar a produtividade dos operadores em todas as fases no CD, desde a movimentação, passando pela separação dos produtos, até chegar ao recebimento e conferência. De forma individualizada, o gestor enxerga quem tem o melhor desempenho nas tarefas. O objetivo é aumentar a produtividade das equipes e alocar os profissionais de acordo com as tarefas em que têm maior rendimento.

“Estamos atentos à evolução do mercado e mantemos os nossos esforços para estarmos um passo à frente das demandas dos nossos clientes, contudo, sem nos distanciarmos das suas reais necessidades, com soluções que apoiem os seus processos de forma integral. O setor supermercadista exige um alto nível quanto à agilidade e ao controle das informações, fatores que, no nosso atual cenário econômico, tornam-se diferenciais para impulsionar os seus negócios”, finaliza André Veiga, diretor do segmento de Varejo da TOTVS.

Tags: , , ,

Categoria: Lançamentos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.