Lojas virtuais já vendem iPad no Brasil
Ainda fora dos planos da Apple, a chegada do iPad ao Brasil já é realidade. E não é preciso muito esforço para encontrar o tablet de Steve Jobs, uma vez que grandes shoppings de São Paulo já possuem o gadget, mesmo sem licença para vendê-lo.
Para ser comercializado, um aparelho desse tipo precisa da homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que, por sua vez, não pode fazê-lo sem o lançamento oficial anunciado pela empresa, no caso, a Apple.
Mas mesmo sem a oficialização, o aparelho pode ser comprado facilmente através de sites como o Mercado Livre ou mesmo em lojas de shoppings, como a rede Micro Plus, por exemplo, presente nos shoppings Villa-Lobos, Eldorado e no Conjunto Nacional (na Paulista). Os preços estão entre R$ 2,799 e R$ 3.199, de acordo com o modelo – de 16GB e 64GB – e todos os aparelhos já contam com conexão Wi-Fi.
Na unidade Villa-Lobos da Micro Plus, a proibição é desconhecida. De acordo com o gerente de vendas da loja, Rogério Rattis dos Santos, pode-se trazer o aparelho dos Estados Unidos e vendê-lo normalmente. A única restrição se daria no caso do modelo 3G, pois ainda não há como comprar o chip no Brasil.
Mas a homologação é necessária porque o tablet usa bateria de lítio e mecanismos de radiofrequência (Wi-Fi e 3G). A resolução 242 da Anatel diz que a venda ou mesmo o uso do aparelho é ilegal: “a empresa ou pessoa que vender produto não homologado que seja passível de homologação está sujeita a multa e providências para apreensão”; e os usuários estão sujeitos a “advertência”. Em caso de “reincidência, dolo ou culpa grave, a multa e providências para apreensão”.
Distribuição mundial
Recentemente, a Apple divulgou que a partir de 28 de maio os clientes de Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Itália, Japão, Reino Unido e Suíça poderão comprar os seus iPads. A empresa também anunciou que o tablet estará disponível em mais nove países em julho.
A pré-venda para os primeiros nove países começou no dia 10 de maio, quando os clientes passaram a fazer encomendas através das lojas virtuais da Apple.
A fase seguinte leva o aparelho a Áustria, Bélgica, Holanda, Hong Kong, Irlanda, Luxemburgo, México, Nova Zelândia e Singapura. A empresa informou que em breve divulgará mais nove países que receberão o tablet.
No primeiro lançamento, a empresa vendeu 300 mil unidades do iPad, sucesso esse que gerou um atraso na distribuição para os outros países. A previsão era que o aparelho começasse a aparecer no mercado internacional no final de abril.
Categoria: Lançamentos, Notícias