Uso online do iPad impressiona até analistas
O acesso à Internet pelo iPad mais que dobrou em maio, impulsionado pelo lançamento do tablet no mercado europeu, japonês e em outros países, segundo uma pesquisa da Net Applications, divulgada nesta quarta-feira (2/6).
De acordo com os dados, a participação do aparelho foi de 0,09% em maio. Em outras palavras, a cada 10 mil equipamentos conectados a internet, nove eram iPads. Em comparação, o Windows XP representou 6.253 a cada 10 mil sistemas na web, no mesmo mês.
No último final de semana (28/5 – 30/5), o uso online do aparelho saltou 36%, em comparação com o final de semana anterior (21/5 – 23/5), o que representa um aumento de 0,11% para 0,15%. O uso do tablet da Apple aumenta regularmente, principalmente no sábado e no domingo, porque grande parte das das pessoas utiliza o aparelho em casa.
A Net Applications citou o lançamento do iPad na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Suíça e Reino Unido, no último dia 28/5, como fundamental para o aumento no último final de semana. Embora os consumidores já fossem capazes de comprar previamente desde 10/5, os aparelhos ainda não tinham sido enviados aos clientes, ou mesmo vendidos em lojas.
Na segunda-feira (31/5), a Apple informou que já vendeu dois milhões de dispositivos, desde o lançamento no dia 3/4, nos Estados Unidos, embora os clientes pudessem encomendar o aparelho desde 12/3. Com isso, muitos analistas estão revisando suas estimativas de vendas do tablet para 2010.
Brian Marshall, da BroadPoint Amtech, por exemplo, elevou sua projeção para 10 milhões de iPads , um aumento de 67% em relação à estimativa anterior, de 6 milhões.
“Como a demanda tem sido maior do que esperávamos, estamos aumentando nossa expectativa de unidades vendidas para 2,5 milhões em junho de 2010, cerca de 10 milhões até o fim do ano e 17 milhões em 2011″, disse Marshall, em uma nota aos investidores.
Segundo a própria Apple, 7,6 milhões de iPads devem ser comercializados este ano. Mas, esse número tende a ser maior, após o anuncio, na última segunda-feira, de que os iPads seriam lançados em mais nove países em julho, e em outros até o fim do ano. Por enquanto, ainda não foi divulgado os nomes dos países.