iPads representam quase toda a receita do m-commerce, diz estudo
iPads correspondem por quase dois terços das sessões de compras e 89% da receita do e-commerce em aparelhos portáteis (mobile commerce), segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela RichRelevance (Clique aqui para ler). Como o m-commerce agora representa 4,6% do faturamento do varejo online norte-americano (à frente de 1,9% registrado em abril de 2011), o dispositivo da Apple contempla mais de 4% das vendas do comércio eletrônico naquele país. Somando todos os aparelhos móveis, a proporção chega a 9% das sessões de compras online.
iPads registram o maior tíquete médio
Dados do estudo “RichRelevance Shopping Insights 2012 Q1″ ainda mostram que o valor médio das compras via iPads é de 158 dólares, 50% maior que de outros dispositivos da Apple ($ 104) e de aparelhos móveis em geral ($ 105). A média também supera em 21% o valor das aquisições realizadas através de notebooks e computadores de mesa ($ 102).
Os resultados são coerentes com outro estudo apresentado em janeiro de 2012 pela Adobe Systems, o qual analisou as compras via tablets em geral e não apenas através de iPads (Clique aqui para ler). O estudo diz que o valor médio das compras por meio de tablets foi de 123 dólares em 2011, 54% superior ao gasto médio das compras em smartphones ($ 80) e 21% maior que as realizadas em notebooks e computadores de mesa ($ 102).
Aumenta o tráfego móvel a sites brasileiros de e-commerce
Usuários de dispositivos móveis representam entre 10% e 15% do tráfego a sites brasileiros de comércio eletrônico, superior ao 1% registrado em 2009, segundo um estudo divulgado em abril de 2012 pela Vtex (Clique aqui para ler). A empresa ainda prevê que o tráfego móvel corresponda por 20% da audiência de sites de e-commerce até o final de 2012.
Usuários de iPads compram menos, mas gastam mais
Ainda de acordo com a pesquisa da RichRelevance, o tíquete médio elevado registrado em iPads pode ser justificado pela compra de mercadorias de maior valor unitário. A pesquisa mostra que o volume de produtos por pedido de usuários do aparelho da Apple representa menos da metade quando levado em conta ao de utilizadores de desktop e laptop (3 contra 6,9) e de usuários de outros dispositivos portáteis (4,3). Em contrapartida, o dispêndio médio unitário nas compras realizadas em iPads (US$ 53) ) foi mais que o dobro em relação ao de usuários de aparelhos móveis em geral ($ 24) e de desktop e laptop ($ 22).
Outros resultados importantes:
A taxa de conversão dos usuários de iPad é o triplo quando comparado ao de outros dispositivos (1,5% vs 0,5%), mas inferior ao de computadores desktop e laptop (2,3%).
O maior volume de encomendas via aparelhos portáteis (incluindo iPad) ocorre nos finais de semana, correspondendo por cerca de 6% dos pedidos realizados no varejo online, enquanto de segunda a sexta esta proporção é de 4%.
Categoria: Pesquisas