Mercado de servidores cresce 90,4% no 1º tri
Um recente relatório divulgado pela consultoria IDC aponta que o mercado brasileiro de servidores acompanhou um forte crescimento nos três primeiros meses de 2010. No período, o setor teve um aumento de 90,4% em receitas e de 43,4% em volume de unidades vendidas, se comparado ao mesmo trimestre do ano anterior.
Quando considerado apenas os servidores com preço médio acima de 25 mil reais, o setor acompanhou um crescimento ainda maior, de 110%, em termos de valor acumulado. Um resultado que foi impulsionado, principalmente, pelo volume de vendas de mainframes e de equipamentos RISC.
A consultoria aponta também que, no geral, os resultados expressivos contabilizados pelo mercado brasileiro de servidores no primeiro trimestre estão diretamente relacionados à retomada dos investimentos das empresas, por conta de um cenário econômico favorável. No relatório, a IDC aponta que houve um aumento da demanda por soluções blade e de plataformas rack de maior porte, para consolidação e virtualização.
Entre os segmentos que mais demandaram servidores no período, a consultoria aponta que o Governo aparece como um dos grandes responsáveis pelos resultados do setor. Isso se deve ao fato de que, por conta das eleições, as compras públicas ficarão congeladas a partir do segundo semestre, o que exigiu que todos os projetos fossem adiantados para os seis primeiros meses de 2010.
O estudo aponta ainda para uma grande demanda nos segmentos de finanças e de telecomunicações.
Previsões para 2010
Quanto aos resultados projetados parao ano, a IDC prevê que o mercado tende a acompanhar um incremento de 16,7% em número de unidades de servidores robustos – acima de 25 mil reais – vendidas em 2010, o que vai garantir um aumento de 13% nos valores movimentados ao longo dos 12 meses. Para os demais equipamentos, abaixo de 25 mil reais, as previsões indicam um crescimento de 19% no volume de unidades vendidas.