MercadoLivre comemora 40 milhões de usuários e alta de 67,7% no lucro líquido
Entre os 50 sites com mais page views do mundo, o MercadoLibre, Inc. ( Nasdaq: MELI), representado no Brasil pelo MercadoLivre.com, anunciou o número recorde de usuários cadastrados, de 40 milhões, e os resultados do terceiro trimestre deste ano.
O lucro líquido somou US$ 9,9 milhões no período, o que denota um crescimento de 67,7% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Já a receita aumentou 25,7% em dólares americanos, na mesma base comparativa, atingindo os US$ 50,6 milhões.
A receita da plataforma de compra e venda cresceu 16,9%, alcançando US$ 37,1 milhões no terceiro trimestre de 2009 ante os US$ 31,7 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. Já a receita da plataforma de pagamentos on-line – serviço denominado MercadoPago – registrou expansão de 58,3%, chegando a US$ 13,5 milhões. Em 2008, o ano da crise financeira, essa cifra havia sido de US$ 8,5 milhões.
Motivações
O forte crescimento das vendas das duas plataformas se deve, em primeiro lugar, a uma demanda positiva. Para se ter uma ideia, a quantidade de produtos vendidos no site cresceu 43,4%, atingindo 8 milhões. Trata-se do sexto trimestre consecutivo em que há expansão desse percentual. Por sua vez, a quantidade de transações no MercadoPago registrou alta de 69,1%.
Todavia, é importante lembrar que o resultado pode ter sido favorecido pela base de comparação, uma vez que, no terceiro trimestre do ano passado, a crise já influenciava a decisão de consumo das famílias. Por outro lado, a empresa enfatiza que o crescimento anual da receita em ambas as plataformas foi afetado pelo câmbio desfavorável da moeda local frente ao dólar americano.
Sobre a crise
“Todos os resultados nos últimos três trimestres foram dessa ordem de grandeza”, lembra o diretor de Marketing e Operações do Mercado Livre, Helisson Lemos. Questionado se isso significava que a empresa pouco sentiu a crise mundial, o executivo respondeu de forma incisiva: “Por mais que a crise tenha abalado todo o mundo, nosso negócio é muito bom”.
Sobre a atuação na América Latina, ele lembra que se trata do segundo mercado que mais cresce em penetração na internet e o uso crescente da web para fazer compras é apenas um reflexo disso. Na AL, o Brasil é o País que mais gera receita para a empresa, representando entre 50% e 70% dos seus números.
Para 2010, a expectativa é de crescimento. Pudera. Torna-se inegável o potencial desse setor quando são analisados números sobre o uso do computador no Brasil. Em 2008, segundo pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas), foram vendidos 12,2 milhões de computadores no País, elevando o número de PCs em uso para 60 milhões.
Estima-se que o País possa chegar a 100 milhões de computadores em 2012. Com relação ao número de internautas, uma pesquisa da Nielsen Online divulgada em agosto último revelou que existiam naquele mês 36,4 milhões de internautas ativos no Brasil. “E o comércio eletrônico cresce muito mais do que o crescimento da audiência e penetração da internet”, sublinha Lemos.
Com relação ao MercadoPago, é considerado uma grande frente de negócio do MercadoLivre, sendo responsável por 26% do faturamento da organização.
Sobre o modelo de negócio
A empresa, nascida há dez anos, gerencia um site transacional de alto giro, onde é possível encontrar de tudo. Entre itens inusitados e curiosos, há animais de estimação, tratores, piscinas, antiguidades, lustres e vitrolas. No total, são mais de 2 mil sub-categorias. “Mas o que mais vende são os itens de informática e eletrônicos, como celulares e câmeras digitais”. Essa variedade faz do negócio do MercadoLivre vitorioso. “Contamos hoje com mais de 4 milhões de anúncios, sendo que em cada anúncio é possível incluir uma quantidade máxima de 999 itens”, completa o executivo.