Palm planeja lançar loja online de aplicativos
Produtores de software vão poder começar a cobrar por downloads de aplicativos feitos por usuários do celular Pre, da Palm, por meio do lançamento pela empresa de uma operação de comércio eletrônico que deve começar a operar em meados de setembro.
Os produtores poderão optar por tornar os downloads de seus programas gratuitos, mas a Palm informou nesta terça-feira que fornecedores de software que querem cobrar por aplicativos disponibilizados para o Pre ficarão com 70% da receita gerada pela venda. Os 30 por cento restantes irão para a Palm, em um esquema que se assemelha ao montado pela Apple.
Os consumidores poderão pagar facilmente suas compras usando os cartões de crédito Visa e MasterCard, segundo a Palm.
A companhia está apostando em sua marca com o novo sistema operacional webOS e o App Catalog, usados pela primeira vez no Pre, para recuperar participação de mercado perdida para rivais como o iPhone, da Apple, e o BlackBerry, da Research In Motion.
A Palm informou que o modelo Pre é o primeiro de uma linha completa de aparelhos que serão baseados no sistema webOS.
A companhia acrescentou que pretende lançar um programa desenvolvedor completo para o App Catalog nos Estados Unidos no final deste ano.
A Sprint Nextel atualmente é a fornecedora norte-americana exclusiva do Pre, mas a Verizon Wireless, um empreendimento da Verizon Communications em conjunto com a Vodafone, afirma que começará a vender o aparelho no começo do próximo ano.
Categoria: Lançamentos, Notícias