Google pode abrir loja online para aplicativos corporativos
A Google deve abrir em março uma loja online para vender softwares feitos por terceiros que complementem a suíte de colaboração e comunicação Google Apps, segundo o jornal Wall Street Journal.
As soluções poderão ser compradas por meio da loja de aplicativos e a Google pagará uma comissão aos desenvolvedores, de acordo com o jornal, cujo artigo foi baseado em fontes anônimas.
Uma representante da Google se recusou a comentar especificamente do artigo do jornal, mas apontou que a empresa já tem um site chamado Solutions Marketplace que possui serviços profissionais e aplicativos desenvolvidos por terceiros que complementam o Google Apps e outros produtos corporativos da empresa.
Porém, o Solutions Marketplace não tem características de e-commerce, o que significa que consumidores interessados em comprar produtos e serviços precisam contatar o fabricante. “O Google Solutions Marketplace é uma fonte de informações e um portal para consumidores se comunicarem com desenvolvedores”, disse a representante por e-mail.
Além disso, seria uma natural extensão para o Solutions Marketplace ganhar capacidades de e-commerce, uma área que o Google possui ampla experiência com produtos como Google Checkout, Google AdWords, Android Market e o Google Apps em si. A loja de aplicativos pode ser mais do uma evolução do já existente Solutions Marketplace do que um novo site.
O CEO do Google, Eric Schmidt, destacou os produtos de TI da empresa como um de muitos negócios atrativos para complementar sua fonte principal de receita, a publicidade online.
O Google Apps está disponível em diversas versões, incluindo uma mais sofisticada, chamada Apps Premier, que custa 50 dólares por ano por usuário e é voltada para médios e grandes negócios. Porém, muitos consumidores do Apps são pequenas empresas que usam a versão Standard, que é gratuita. A versão grátis Education para escolas e universidades também é popular.
Categoria: Lançamentos, Notícias