Sites utilizam economia solidária para possibilitar viagens mais acessíveis aos internautas
Seja para uma viagem breve ou um longo mês de turismo, atualmente já é possível conhecer novos lugares com orçamentos cada vez menores. A ascensão da chamada “economia compartilhada”, conceito que se baseia na reputação, rede de recomendações e relações comerciais, está moldando novas maneiras das pessoas economizarem ao viajar.
Tanto para transporte, hospedagem ou alimentação, existe uma efervescência de iniciativas para a redução de custos. Para o transporte, por exemplo, sites como o Caronas.com, que oferece transporte compartilhado por todo o Brasil e países vizinhos, e Uber, aplicativo que localiza pessoas que podem dar caronas remuneradas.
No que diz respeito à alimentação, o Dinneer é um dos mais conhecidos no cenário nacional. O site aproxima pessoas que buscam experiências gastronômicas requintadas, porém acessíveis, nas residências dos próprios chefs responsáveis pela refeição. Para o lazer, o Social Boats, disponibiliza o aluguel de embarcações em diversos pontos do Brasil e outros países. Conforme detalha Tiago Carneiro, sócio fundador do site, a ideia é trazer locações com custos mais baratos: “Com o site, a pessoa pode pelo menos passar uma tarde navegando”, detalha. Já o Rent a Local Friend agrega guias locais dispostos a mostrar as peculiaridades da região a turistas visitantes.
A hospedagem é um dos quesitos da viagem que mais possui opções de economia compartilhada. Alguns portais do ramo incluem o Airbnb, site que reúne casas e apartamentos para locação em 190 países, e o Alugue Temporada, similar ao Airbnb, mas com o foco no Brasil.
Categoria: Lançamentos