Apenas 2% dos brasileiros confiam plenamente em sites de e-commerce
Embora o comércio eletrônico brasileiro venha evoluindo rapidamente, podendo movimentar 23,4 bilhões de reais em 2012, segundo dados do e-bit, apenas 2 por cento dos brasileiros confiam plenamente em sites de comércio ou de bancos, segundo uma pesquisa realizada pela Unisys (Clique aqui para ler), a qual entrevistou 934 pessoas entre fevereiro e março de 2012. Por outro lado, 8% dos compradores afirmam que se sentem confiantes ao realizar transações pela internet, mas sabem que existe um risco por trás da operação.
O estudo também mostra que 82% dos consumidores brasileiros preferem ir pessoalmente a um estabelecimento comercial ou filial bancária ou até mesmo realizar a transação via telefone, o que mostra que há um longo caminho pela frente quando se trada de convencer o consumidor a comprar pela internet.
Apesar de estes números serem desanimadores para o setor em geral, a desconfiança dos brasileiros diminuiu entre 2011 e 2012. Quando indagados sobre o risco de vulnerabilidade em sites de e-commerce e de bancos, 42 por cento dos entrevistados responderam que estão seriamente preocupados com esta questão, proporção menor quando comparada aos 54% que haviam afirmado o mesmo no ano anterior.
Categoria: Pesquisas