Apenas 9% dos brasileiros consideram comprar através de aparelhos portáteis

| 27/09/2012 - 15:21 PM | Comentários (1)

A Rakuten Brasil, em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27), mostrou que o mobile commerce (e-commerce via aparelhos portáteis) ainda não caiu nas graças dos consumidores brasileiros. O levantamento aponta que apenas 9% dos compradores no Brasil consideram realizar uma compra online através de um aparelho móvel. Este percentual está abaixo do registrado em outras regiões do planeta, como no sudeste asiático, onde a Indonésia (15%) e Tailândia (13%) apresentaram o maior índice de propensão entre os países estudados. Ainda assim, os brasileiros são mais inclinados a comprar por vias móveis do que os estadunidenses (8%) e britânicos (8%).

O que explica a baixa adesão ao mobile commerce, segundo informações da pesquisa, é o fato de a experiência de compra do e-consumidor ainda ser melhor em PCs do em mobiles, com pouco menos da metade de todos os entrevistados em cada país citando este como o principal motivo. Além disso, a segurança é outro entrave ao m-commerce: 20% dos consumidores brasileiros afirmaram que esta era a maior preocupação em comércio móvel.

“No Brasil, vemos que 5% do tráfego total do Rakuten Shopping vem de dispositivos móveis; porém ainda há diferença entre o navegar e o comprar”, diz Alessandro Gil, CMO da Rakuten Brasil. “Como indústria, precisamos construir a confiança do consumidor em plataformas móveis de compras, refinando a experiência, oferecendo mais ofertas personalizadas para incentivar a compra e garantindo que os pagamentos móveis sejam seguros e sem complicações.”

A pesquisa ouviu adultos que compraram algum produto online no último ano em 12 países:  Brasil, Canadá, França, Alemanha, Indonésia, Itália, Japão, Espanha, Taiwan, Tailândia, Reino Unido, EUA.  Foram entrevistadas mil pessoas por país.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Wilson Cunha disse:

    Nos da Viewit, vemos este número de 9% de brasileiros já considerarem a compra por mobile extremamente positivo.
    haja vista que segundo o e-bit, matéria circulada pela e-commerce news em 16/05/2012, apenas 2% confiavam nas compras por e-commerce.
    Considerar 5% do trafego ser por mobile é realmente tímido, entretanto temos que difundir, e criar a cultura de uso e passar confiança nos site mobile, acredito que uma das grandes barreira para e-consumidor aderir ao m-commerce são poucos os site que disponibilizam uma navegação otimizada para os Smartphones, seja IOS, Android ou outras.
    pesquisa feita pela uol diz:
    Entre 22% e 25% dos consumidores utilizam dispositivos móveis para observar o produto, mas realizam compras em PCs.
    apenas 5% fizeram compras diretamente nos aparelhos móveis.
    As compras geradas nos tablets por meio de anúncios móveis (8%).
    O que mostra que o mercado é um dos mercados com crescimento mais acentuando, saiu de 0,5% a três anos atrás.

    Penso que o M-commerce veio pra ficar, será um novo canal de vendas, sem competir com o e-commerce, mas agregar, assim acontece nas lojas físicas, o consumidor vê o anuncio na TV, impresso, ônibus, e fecha negócio na loja. são os fins justificando os meios.

    http://computerworld.uol.com.br/negocios/2012/08/27/celulares-e-tablets-ampliam-e-commerce-pelo-computador-diz-pesquisa/

    Wilson Cunha
    Gerente de novos negócios
    Viewit Mobile.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.