Boca a boca é a mídia mais utilizada para recomendar uma empresa local
O boca a boca ainda é a forma mais popular para os clientes recomendarem um empreendimento local, apesar de as mídias sociais estarem ganhando espaço neste quesito, segundo uma pesquisa da BrightLocal, divulgada em Junho de 2012. 77% dos entrevistados afirmaram ter feito uma recomendação oralmente no ano passado, um pouco abaixo dos 79% constatados em 2010. Ainda assim, o resultado representa mais que o dobro dos entrevistados que afirmaram ter recomendado através do Facebook (32%), que obteve um crescimento de 18.5% em relação aos 27% registrados no ano anterior. A proporção que utilizou o Twitter como canal de recomendação cresceu de 6% para 9%, mas abaixo quando comparado ao uso do Google Maps/Google Places (13%).
No geral, os consumidores estão utilizando mais formas para divulgar empresas de bairro neste ano. A média de mídias usadas pelos entrevistados cresceu de 1.23 para 1.42.
Esses resultados não são novidade para pequenos e médios empresários: em Dezembro de 2011, uma pesquisa global da Zoomerang em parceria com a GrowBizMedia revelou que pequenos e médios negócios se baseavam primariamente no boca a boca para atrair clientes naquele ano, sem representatividade para as mídias sociais.
Os homens se comunicam por mais canais que as mulheres
O relatório da BrightLocal também revela que os homens usam, em média, maior número de mídias para recomendar empresas locais (1.53 contra 1.33 para as mulheres). Analisando os canais específicos utilizados, percebem-se algumas divergências interessantes. Por exemplo, enquanto as mulheres têm maior probabilidade de recomendar uma empresa por meio do boca a boca (78% contra 74%), os homens são mais propensos a fazer o mesmo através do Facebook (34% contra 32%) e Twitter (12% contra 7%). No entanto, se a mídia for o Google Maps / Google Places os homens são supremos: 20% dos entrevistados do gênero masculino relataram ter recomendado algo através desse serviço, contra apenas 7% das mulheres.
Mulheres recomendam mais
Os homens podem estar usando mais canais, mas as mulheres têm mais motivos para recomendar uma empresa de bairro, de acordo com o relatório. Considerando as várias razões que motivam uma recomendação, as mulheres têm maior probabilidade de citar confiabilidade e profissionalismo (68% contra 62%), amabilidade (50% contra 39%), haver uma oferta especial (46% contra 27%), e ser uma experiência única e original (44% contra 25%).
Ofertas e descontos rendem recomendações
Os consumidores são cada vez mais influenciados por ofertas. Neste ano, 2 em cada 3 entrevistados afirmaram que estariam mais inclinados a recomendar um negócio para conhecidos se a empresa oferecer uma boa oferta ou desconto. Isso representa um grande crescimento desde 2010, quando 52% dos inquiridos declararam o mesmo. Nesse ano, apenas 4% afirmaram não ser influenciados a recomendar por conta de uma oferta ou desconto. Nessas respostas, houve pouca variação quanto aos gêneros.
Outros dados importantes:
Obter benefício próprio não é necessariamente uma motivação para os usuários recomendarem empresas. Apenas 35% aceitariam promover algum empreendimento local em troca de beneficio próprio, em comparação com 41% que haviam dito o mesmo no ano anterior. Ainda assim, 40% afirmaram que isso poderia levá-los a fazer alguma recomendação, um crescimento desde a última pesquisa, quando apenas 27% declararam o mesmo.
Aproximadamente um quarto das mulheres entrevistadas afirmou que não recomendaria alguma empresa de bairro baseado em ganho pessoal, comparado a apenas 7% dos homens.
Os tipos de negócios com maior número de recomendações dos clientes, em função de uma experiência boa ou ruim, são restaurantes/bares (65%), médicos/dentistas (49%), e hotéis e pousadas (43%).
Categoria: Pesquisas