Mulheres têm comprado mais flores para homens, aponta Giuliana Flores
Se, há algum tempo, homens compravam mais flores para presentear as mulheres, hoje, esse cenário se mostra diferente, segundo pesquisa realizada pela Giuliana Flores, especializada em vendas de flores pela internet.
A pesquisa realizada entre os mais de 8 mil clientes da loja identificou que, em 2012, 65% dos homens compraram flores, contra 35% das mulheres. Em 2013, o número se mostrou diferente e, atualmente, 45% das mulheres costumam comprar flores para presentear.
Segundo Juliano Souza, gerente de marketing da Giuliana Flores, o número se deve ao novo perfil das mulheres, que busca surpreender e inovar não só na vida profissional como na vida pessoal, no lar e no carinho com a família, amigos e amigas.
“Vemos que as mulheres estão consumindo mais flores, seja para presentear outras mulheres, uma amiga que teve filho ou aniversário da mãe e, embora essas sejam a ideia principal, identificamos que, em datas como o dia dos namorados, as mulheres estão comprando mais flores para seus namorados, noivos e esposos. As vendas para o Dia dos Namorados do ano passado tiveram um aumento de vendas que nos surpreendeu. O Dia dos Pais, que normalmente é uma data forte para cestas de café da manhã, foi, também, relevante, o que nos deixou surpresos. Esse ano não deve ser diferente”, afirma Souza.
No total, o público feminino representa 47% da base de dados de clientes e, somado a outros canais como as redes sociais, esse número chega a 96%. Quanto aos clientes ativos, 45% são mulheres. Em média o ticket médio de compra do público feminino é semelhante ao masculino, com valores de R$ 95,00 a R$ 140,00.
Compreendidas do universo das flores, o estudo do e-commerce mostrou que as mulheres ousam mais no momento de comprar as flores e não optam somente pelas tão famosas rosas, escolhidas, na maioria das vezes, por homens.
“A rosa é campeã em vendas e nosso carro chefe. Esse cenário não costuma mudar, entretanto, temos visto que as mulheres entendem mais de flores do que os homens e, por isso, elas costumas escolher outras flores como tulipas ou girassol”, finaliza o gerente de marketing.
Categoria: Pesquisas