Brasil lidera ranking de compra e vendas de produtos na internet na América Latina
As compras por meio da internet estão cada vez mais inseridas no dia a dia do brasileiro. Segundo levantamento realizado pela OH! Panel a pedido do MercadoLivre, em razão da celebração do Dia Mundial da Internet nesta quinta-feira (17/05), 98,3% dos entrevistados que moram no país assumiram ter feito ao menos uma compra ou venda nos últimos 12 meses. O índice fica acima da média regional de 97,5%, que engloba os nove países participantes da pesquisa (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela).
Durante a realização deste levantamento, feito entre 23 de abril e 8 de maio, foram ouvidos 4.774 usuários do MercadoLivre, com mais de 16 anos.
Segundo o Diretor Geral do MercadoLivre no Brasil, Helisson Lemos, o número é uma comprovação da confiança do brasileiro no comércio eletrônico. “Se compararmos o quadro do comércio eletrônico na América Latina, o Brasil está um passo a frente dos demais países. Em parte, isto é um reflexo da maturidade do internauta em nosso país e do caráter empreendedor do brasileiro, que está sempre tendo ideias inovadoras sobre como economizar e gerar renda extra”, explica o executivo.
O levantamento definiu ainda um perfil do internauta brasileiro, que colocou como prioridades no acesso a internet:
A pesquisa também revelou informações relativas a consumo dos entrevistados:
Quando perguntados sobre o futuro da internet, os entrevistados sinalizaram que gostariam de usufruir mais do comércio eletrônico (67,9%), serviços de e-banking (60,6%), compras e pagamentos por meio de dispositivos móveis (43,7%), realização de cursos e-learning (34,2%) e uso do e-commerce com fins de turismo (30,9%).
Redes sociais
Uma das febres do momento, as redes sociais fazem com que mais de seis em cada dez brasileiros passem uma parte de seu tempo em frente à tela de seu computador, tablet ou smartphone. A rede favorita, com sobras, é o Facebook, que arrebanha 96,7% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece o Orkut (67,6%) e, em terceiro, o Twitter (48,4%).
A pesquisa também comprova o crescente alcance dos jogos sociais. Quase 1/3 dos entrevistados admitiram usar este tipo de entretenimento.
Trabalho e lazer
A internet também é uma boa “amiga” do brasileiro para o trabalho. Em primeiro lugar, quatro em cada cinco pessoas admitiram o sonho de trabalhar em casa, utilizando a internet. Além disso, 65,1% disseram que usam a internet em seu tempo livre para acompanhar as novidades no trabalho.
Entretenimento
O crescimento na oferta das TVs com acesso à internet (SmartsTVs, Apple TV etc.) e serviços de conteúdo de TV por internet (Netflix, iTunes, entre outros) também já começou a deixar a sua marca. 38,8% dos entrevistados opinaram que, por meio de suas TVs LCD e LEDs, se divertem cada vez mais por meio da internet, deixando de lado o ato convencional de assistir televisão.
Categoria: Pesquisas