MercadoLivre é a principal fonte de renda para 145 mil pessoas na América Latina
Mais de 145 mil vendedores localizados no Brasil, Argentina, México, Venezuela, Peru, Uruguai, Chile e Colômbia têm como principal fonte de renda o lucro financeiro advindo das vendas realizadas no MercadoLivre. A afirmação vem do levantamento realizado pela Nielsen Company, sob a encomenda do MercadoLivre.
Analisando o impacto econômico e profissional das atividades oferecidas pelo site, o estudo conclui que empreendedores que operam no MercadoLivre estão cada vez mais dispostos a investir em equipe de profissionais e em infraestrutura, evidenciando o crescimento nos negócios no e-commerce e a perspectiva de ampliação das atividades ainda neste ano.
A pesquisa mostra que dois em cada dez entrevistados afirmaram ter deixado seu trabalho anterior para se dedicar as vendas no MercadoLivre, representando 20% dos vendedores que trabalham exclusivamente com o comércio eletrônico, enquanto para 45%, a renda mensal é obtida tanto por meio do MercadoLivre, quanto pelo trabalho realizado em outra atividade.
A análise se aprofundou ainda em avaliar o desempenho dos negócios ao longo de 2012 – 40% dos participantes afirmaram ter alcançado alta nas vendas comparadas a 2011. Estes entrevistados enfatizaram que tais resultados foram obtidos por meio do modelo de negócio misto – com vendas em loja física e no on-line -, sendo em média, 61,7% referente às vendas pelo e-commerce, e, 89% deste volume comercializado no MercadoLivre.
No Brasil, as vendas pela web representam 73,5% do volume total de negócios das empresas, sendo 64,1% deste total, proveniente do MercadoLivre.
Em comparação ao faturamento dos canais de venda fora do e-commerce, 77% dos participantes da pesquisa consideram a internet como o canal mais rentável de vendas para o seu negócio. Já no quesito – contratação de colaboradores -, o estudo identificou que 52% dos vendedores favorecem a economia local e geram postos de trabalho, ou seja, 86% dos entrevistados têm entre um e cinco funcionários que atuam diretamente no canal de e-commerce. “O MercadoLivre oferece igualdade de condições e oportunidades para grandes e pequenos vendedores, independentemente de onde estejam localizados geograficamente e de quais produtos ofereçam. Esta é a nossa missão, democratizar o comércio eletrônico e prover acesso a um ecossistema de tecnologia para o e-commerce que ofereça condições para que os inúmeros empreendedores, do Brasil e da região, se desenvolvam profissionalmente e gerem oportunidades de emprego para jovens e adultos. O comércio eletrônico oferece oportunidades para todos”, assegura o diretor-geral do MercadoLivre para o Brasil, Helisson Lemos.
Sobre as perspectivas para o futuro dos negócios on-line, 35% afirmaram ter boas expectativas para 2013. Como fatores de incentivo às operações no setor, 54% disseram ser estimulados pelas operações mobile, 49% priorizam acesso à internet e locais com conexão wi-fi, enquanto 36% atribuem o bom desempenho à entrada de novas empresas no comércio eletrônico.
Diante dessa crescente demanda dos consumidores, seis, de cada dez vendedores ouvidos pela Nielsen, disseram que vislumbram a ampliação do negócio e contratar novos colaboradores ainda neste ano.
Categoria: Pesquisas
Este potencial ainda pode crescer. O mercado também está maior, com mais empresas, talvez por isso seja maior o interesse também.