Pesquisa aponta que dois a cada três brasileiros pretendem comprar online neste Natal
Os brasileiros estão reconsiderando a forma como enxergam e utilizam o comércio online. Segundo o levantamento “Revelação sobre o hábito de consumo dos brasileiros”, organizado pela Deloitte com mais de mil entrevistados, o e-commerce responde por 66% das intenções de compra para o Natal de 2014.
De acordo com a pesquisa, três aspectos alicerçam o crescente ímpeto nacional em comprar pela Internet: preços baixos (62%), praticidade (45%) e frete grátis (42%). Para Reynaldo Saad, sócio-líder da Deloitte para o atendimento às empresas do setor de bens de consumo e varejo na América Latina e responsável técnico pela pesquisa, há dois outros fatores que reforçam este comportamento: “A agilidade na pesquisa e maior variedade de produtos servem com impulsionadores das compras, à medida que o uso da internet incorpora-se aos hábitos de consumo dos brasileiros”, afirma.
Canal cada vez mais utilizado pelas empresas nos dias de hoje, as redes sociais desempenham um importante papel no processo de compra: 72% dos entrevistados revelaram serem influenciados pelas opiniões dos internautas no momento das decisões de compra.
O segmento “melhoria da casa” foi o que mais cresceu entre 2013 e 2014, sendo desejado por 19% dos entrevistados, ante 13% ano passado. Outros nichos que apresentaram aumento na intenção de compra foram o de “cosméticos e perfumes” (26%, ante 22%) e artigos esportivos (14%, frente a 9% em 2013).
O tíquete médio de cada presente, assim como o total de presentes comprados por pessoa, não variou muito, R$ 61 e 6.5, respectivamente. Ambos foram idênticos aos índices obtidos no ano passado. Referente ao pagamento, o cartão de crédito segue sendo o meio mais comum, preferência de 68% das pessoas, seguido do cartão de débito (47%).
Categoria: Pesquisas