Certificados Digitais e Selos de Segurança: como comprovar sua eficácia?

| 19/12/2012 - 07:49 AM | Comentários (0)

safe

Com a proximidade do final do ano, muitas pessoas aguardam ansiosamente o 13º salário para comprar os presentes de Natal, do amigo secreto da empresa e também programar a viagem de férias. As facilidades da compra online tem tornado a internet a solução para quem quer evitar filas, estacionamentos lotados, trânsito e ainda possibilita, de forma rápida, a pesquisa de preços. Só no primeiro semestre deste ano, o faturamento no e-commerce foi de R$ 10,2 bilhões no Brasil, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a 26ª edição do relatório WebShoppers, realizado pela e-bit, com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

“A percepção de segurança nas compras realizadas pela internet é um dos fatores que contribuíram para o aumento do volume de transações comerciais na web. Veja o fenômeno que ocorreu em novembro com a promoção do Black Friday Brasil, que em um único dia movimentou R$217 milhões, um crescimento de 117%, se comparado ao ano anterior”, esclarece Paulo Kulikovsky, vice-presidente da camara.e-net e da Certisign.

Diante deste cenário promissor, empresas de atuação online investem cada vez mais em Certificados Digitais e Selos de Segurança para dar proteção aos compradores. Mas, ao visitar um site, como saber se o ambiente é seguro? Basta observar alguns sinais, de acordo com Paulo Kulikovsky.

–  Observe se existe a letra “S” no endereço do site, ou seja HTTPS.

–  Clique sobre o Selo de Site Seguro e confirme se existe um Certificado Digital emitido para o mesmo endereço web da página que você está;

–  Verifique se existe um cadeado fechado na barra inferior do navegador ou na barra de endereço.

–  A combinação de alguns navegadores versus o tipo de certificado digital, proporciona ao visitante uma sinalização mais simples por meio de cores na barra do navegador: Verde está ok. No entanto, a cor vermelha atesta que existe algum problema de identificação ou segurança no site. Ao constatar a barra vermelha o visitante deve interromper suas compras, preenchimento de cadastro etc…

Essa sinalização de cores nos navegadores é proporcionada por certificados digitais diferenciados, mais robustos que para serem emitidos pela Autoridade Certificadora passam por processos de identificação de propriedade do site muito mais rigorosos. São chamados certificado digital EV – Extended Validation ou de Validação Extendida, avançada.

“Os sites que utilizam certificados digitais asseguram que as informações em trafego são criptografadas e atestam a legitimidade da empresa que oferece o serviço/produto – garantias necessárias e fundamentais para finalização de compras e emissão de dados pessoais na Internet. Na prática, são recursos que transformam pesquisas de preço em compras. É bom para quem vende e para quem quer usufruir das vantagens das compras Online sem correr riscos”, explica Paulo.

Sobre o Selo Site Seguro, Kulikovsky completa: “É preciso ter atenção. Somente os Selos emitidos por uma Autoridade Certificadora garantem a criptografia de dados. Por isso, é importante clicar e verificar se por trás daquela imagem existe, de fato, um Certificado Digital válido”.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.