Especialistas analisam o desempenho do Varejo físico e Online no Dia dos Namorados
Nem mesmo o amor resistiu à crise. Mesmo com as promoções e novidades para o Dia dos Namorados, o fluxo de visitantes nos shopping de todo o país durante a semana que antecede a data, recuou 3,26% em comparação com o mesmo período de 2015. É o que aponta o índice IVSC (Índice de Visitas a Shopping Centers), realizado pela FX Flow Intelligence, empresa especializada no monitoramento de fluxo do varejo. A pesquisa leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dos consumidores nos principais shoppings do país.
De acordo com o levantamento, a região Sudeste registrou o maior recuo, com retração de 8,83% no mesmo período. O Sul vem em seguida com um decréscimo de 5,35%, enquanto o Nordeste caiu 4,92%.
Para Marcelo Tavares, CEO da FX Flow Intelligence, ainda é cedo para dizer como serão as datas sazonais do segundo semestre. “Embora o fluxo de pessoas em shopping centers tenha caído, o próximo semestre é marcado por promoções de término de estações, como o outono/inverno, Dia dos Pais, Dia das Crianças e preparativos para as festas de final de ano”, explica.
Já no e-commerce, as vendas aumentaram 8,75% em relação a 2015, porém o ticket médio diminuiu, segundo a MundiPagg, especialista no processamento de transações em lojas virtuais. A empresa, que detém 40% do mercado de e-commerce, apontou uma queda de 12,05% no quanto cada cliente gastou nas lojas virtuais em comparação ao ano passado.
Para Guilherme Pizzini, CEO da Mundipagg, a diminuição do ticket médio se deve ao atual momento econômico do país. “Embora o varejo online continue crescendo, percebemos que o cenário econômico brasileiro impactou diretamente na diminuição do ticket médio nas datas sazonais, incluindo o dia dos namorados. O brasileiro continua consumindo nas lojas virtuais pela facilidade e descontos oferecidos, porém tem preferido comprar produtos mais baratos”, conclui.
Categoria: Balanços