Comércio eletrônico europeu cresce 19% para € 312 bilhões em 2012
O e-commerce europeu movimentou €311,6 bilhões em 2012, alta de 19% em relação ao ano anterior. O Grupo E28, que abrange as 28 principais economias do continente, cresceu 18,1% para €276,5 bilhões, o equivalente a 88,7% de todas as vendas on-line na Europa. Os dados foram divulgados pela Ecommerce Europe, compilados em colaboração com diversas associações de comércio eletrônico europeias.
A pesquisa aponta ainda que o Reino Unido (€96 bi), Alemanha (€50 bi) e França (€45 bi), são os grandes motores por traz deste crescimento, representando 61% (€191 bilhões) da receita do continente (€311,6 bilhões,) e 69% de todo o faturamento do Grupo EU28.
Impacto do comércio eletrônico na economia europeia
De acordo com Ecommerce Europe, em 2012 o Produto Interno Bruto (PIB) da Europa girou em torno de €15 trilhões, sendo 80% desse total representado pelo grupo EU28. A participação do comércio eletrônico no PIB avançou para 3,5%, um percentual que pode duplicar até 2016 e triplicar até 2020, considerando o fato de que o mercado on-line cresce muito mais rápido que a economia em geral.
O relatório estima que o número de sites de varejo tenha aumentado para 550.000 até o final de 2012, um acréscimo de 15 a 20% ao ano, com perspectiva de crescer ainda mais, se for considerado o aumento previsto para os mercados Sul e Leste Europeu, como Espanha, Itália, Polônia, Rússia, Ucrânia e Turquia. Enquanto isso, o número de empregos diretos e indiretos gerados pelo comércio eletrônico, atingiu a marca de 2 milhões no ano anterior.
Ainda de acordo com o levantamento, o varejo on-line europeu segue em ascensão ano a pós ano, superando o crescimento do varejo tradicional e prestação de serviços, tornando-se um dos principais motores na economia europeia em crise. No entanto, existem grandes diferenças no desenvolvimento entre os mercados do Norte e Noroeste, e os emergentes do Sul, Centro e Leste Europeu, liderados por Rússia Turquia Polônia e Ucrânia, – embora estejam se aproximando rapidamente.
Europa é o maior mercado de e-commerce do mundo
Atualmente a Europa possui o maior mercado de comércio eletrônico do planeta, com um faturamento de €311,6 bilhões, o equivalente a 35,1% de todo o mercado mundial estimado em €889 bilhões pela Ecommerce Europe. A América do Norte se encontra atualmente na segunda posição, movimentando em 2012 € 294,2 bilhões ou 33,1% do mercado global, enquanto a região Ásia-Pacífico situa-se em terceiro lugar, com uma receita de €227,8 bilhões ou 25,6% do share mundial. A participação dos países da América Latina ficou em 4,7%, o que representa um faturamento de €42,1 bilhões, enquanto os países do Oriente Médio e Norte Africano (MENA) movimentaram juntos €10,8 bilhões ou 1,2% do mercado mundial. “Esperamos que o varejo on-line na Europa duplique de tamanho até o final de 2016 atingindo a soma de €625 bilhões, devido ao crescimento da confiança e número de consumidores virtuais”, analisa Wijnand Jongen, vice presidente do Ecommerce Europe.
Penetração do e-commerce
O Oeste Europeu é a região líder em e-commerce na Europa, representando €160,8 bilhões ou 51,6% do total do mercado. Isto devido à presença de duas das maiores economias virtuais na Europa – Reino Unido e França,
Já a região Central, ocupa a segunda colocação com €76,3 bilhões ou 24,5% do total da indústria do comércio eletrônico. A Alemanha detém grande participação nesta região por ser a segunda maior economia virtual da Europa.
A região Sul ultrapassou os países Nórdicos, tornando-se a terceira mais importante, com uma receita de €33,2 bilhões ao ano e taxa de crescimento de 33,6%. A região representa 10,7% do total do mercado de comércio eletrônico europeu.
A região Norte é a quarta colocada com 9,2% do mercado, o equivalente a € 28,7 bilhões, enquanto a região Leste, liderada pela Rússia, apresentou um impressionante crescimento de 37%, alcançando um volume de negócios de 12,6 bilhões ou 4% da receita europeia.
Tendência do e-commerce europeu
De acordo com perspectivas do Ecommerce Europe, nos próximos anos o crescimento das vendas on-line será determinado, principalmente pela rápida popularização do m-commerce. No Reino Unido, por exemplo, o varejo via dispositivos móveis atingiu 12% do total das vendas on-line em 2012, mais que o dobro do registrado em 2011 (5%) e superando os Estados Unidos (10%). Hoje, na região Escandinávia este índice é 8% e na França cerca de 2%. “Apesar de os países Escandinavos e Reino Unido estejam na liderança, outros países logo estarão no mesmo patamar. Atualmente 47,6% dos europeus possuem smartphones. Os consumidores já estão conectados, em breve vão pesquisar e comprar onde estiveram e quando quiserem”, ressalta Jongen.
Categoria: Pesquisas