E-Commerce deve movimentar US$ 1,471 trilhão no mundo em 2014
O e-commerce B2C mundial deve faturar US$ 1,471 trilhão em 2014, o que representa um crescimento de 20% em relação ao ano anterior, conforme uma projeção da eMarketer, empresa especializada em análise e estatísticas envolvendo o mercado digital. Para 2018, a expectativa é que este montante aumente para US$ 2,356 trilhões no planeta.
A América do Norte deverá manter a liderança neste ano, com aproximadamente um terço da receita total. Já o crescimento da Ásia/Pacífico está diretamente ligado ao desempenho da China, que responde por mais da metade das vendas de ambos os continentes. No entanto, o gigante asiático apresentou desempenho ligeiramente abaixo do esperado em 2013 e T1 / 2014, fazendo que a região Ásia/Pacífico atinja a liderança somente em 2015.
O estudo mostra ainda que os padrões de consumo são bastante distintos de acordo com a região analisada. Ainda que os continentes Ásia e Oceania apresentem uma considerável quantidade de potenciais e-consumidores, uma grande parte de seus países não detém elevadas taxas de penetração e tíquetes médios online semelhantes a nações como EUA, Reino Unido e outras da Europa Ocidental. Índia e Indonésia, por exemplo, exibem uma imensa massa de compradores digitais, mas muitos deles não efetuam aquisições de alto valor devido a fatores como disponibilidade dos produtos ou restrições orçamentárias.
Tendência
Para o próximo ano, a eMarketer prevê que a região Ásia/Pacífico deverá liderar o comércio eletrônico global, com uma participação de 33,4% na receita geral, seguida pela América do Norte (31,7%) e Europa Ocidental (24,6%). Cabe destacar que essas três regiões respondem por quase 90% das vendas online. Já a América Latina deverá reduzir a sua fatia das vendas B2C online, de 4,3% em 2014, para 3,7% em 2018.
Categoria: Pesquisas