Desempenho de campanhas de email marketing aumenta pouco nos EUA
O desempenho das campanhas de marketing via email melhorou pouco no segundo trimestre de 2011: as taxas de aberturas (Open Rate) cresceram 0,4% sobre o valor alcançado há um ano, enquanto as taxas de cliques (Click-through) praticamente não se alteraram, de acordo com estudo da Espilon e Direct Marketing Association`s Email Experience Council.
Em média, as campanhas de email marketing tiveram uma taxa de abertura de 22,4% durante o segundo trimestre, caindo 4,8% com relação ao primeiro trimestre (mas subindo apenas 0,4% em relação a níveis do mesmo período de 2010). As campanhas geraram uma taxa de cliques de 5,2% em média no segundo trimestre, caindo 0,7% com relação ao trimestre anterior.
Abaixo estão listados alguns resultados importantes do estudo, denominado “North America Email Trends and Benchmarks Results”, que analisou 7,7 bilhões de emails enviados durante o segundo trimestre de 2011:
- O volume médio emails enviados para os clientes cresceu 16,2% no segundo trimestre com relação ao período anterior, mais caiu 14,3% quando comparado ao segundo trimestre de 2010.
- As taxas de conversão de cliques únicos aumentaram 14,6% com relação ao trimestre anterior, e cresceu 6,2% quando comparadas ao segundo trimestre do ano passado.
- O tíquete médio dos pedidos registrou um pequeno aumento de 0,9% com relação ao trimestre anterior.
- O ROI por email caiu menos de 1% com relação ao mesmo período de 2010, mas aumento 17,3% com relação primeiro trimestre deste ano.
- As maiores taxas abertas foram as de Bancos (33,7%), serviços financeiros no geral (29,7%) e Varejo no geral (25,2%).
- As maiores taxas de clique foram de serviços de tele comunicação (33,7%), produtos de consumo CPG (8,0%) e bancos (6,5%).
O relatório também analisou os tipos de mensagens enviadas e suas performances. Cerca de 69,8% dos emails analisados foram categorizados como mensagens de marketing, subindo com relação aos 66,7% do trimestre anterior.
As mensagens de marketing obtiveram menores taxas de cliques do que e-mails com conteúdos editoriais no segundo trimestre, e taxas bem menores do que as de mensagens de serviço no mesmo período.
Categoria: Pesquisas