Diz ter o menor preço mas não tem? Desista, lojista

| 25/05/2012 - 14:02 PM | Comentários (2)

Embora ainda existam aqueles lojistas “desavisados”, os quais acreditam que basta apenas afirmar ter o menor preço para convencer o e-consumidor, uma nova pesquisa realizada em 15 países pela MarketTools comprova que esta estratégia equivocada já perdeu seu “prazo de validade” com o advento dos comparadores de preços. Segundo o estudo, a maioria (57%) dos compradores globais (incluindo do Brasil) afirma utilizar simultaneamente ferramentas de comparação de preços enquanto navegam em sites de e-commerce, com a finalidade de auxiliar em sua decisão de compra.

O estudo também mostra que mais de 80% dos consumidores realizam alguma atividade relacionada ao comércio em uma frequência semanal, incluindo pesquisas para obter informações sobre produtos ou até mesmo a conclusão de uma compra.

O resultado é otimista, quando levado em conta a edição de 2009 da pesquisa, onde 62 por cento dos compradores afirmaram realizar alguma atividade com a finalidade de comércio, o que revela um grande crescimento nos últimos três anos.

A pesquisa ainda aponta que 49% dos entrevistados visitam sites de comércio eletrônico diariamente, à frente dos 26% que haviam afirmado o mesmo no ano de 2009.

Por outro lado, quando levado em conta a frequência de uso mensal (em 2012), a proporção de usuários que interage com sites de e-commerce salta para 90%.

Ainda assim, frequência e número de visitas não garantem que estes consumidores estejam comprando nestas plataformas. Segundo a pesquisa, 20% dos voluntários afirmam ter comprado ao menos uma mercadoria semanalmente, enquanto 35% afirmam o mesmo em uma base mensal.

Curiosamente, os e-consumidores chineses são os mais vorazes, quando o assunto é comprar frequentemente em sites de comércio. 10% dos entrevistados chineses afirmam comprar algo todos os dias, enquanto 57% faz o mesmo em uma frequência mensal.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Anderson Zanardi disse:

    A cada novo ano, somos surpreendidos por mais maneiras de persuadir os consumidores… o Brasil ainda rasteja nesse quesito!

  2. Amanda disse:

    Gostaria de ler a matéria original da MarketTools, vocês podem me passar o link?

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.