E-Commerce registra deflação de 0,34% em junho, aponta FIPE/Buscapé

| 04/07/2014 - 13:27 PM | Comentários (0)

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Em Junho de 2014, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -0,34%. Deve-se ressaltar que em 78% dos 41 meses da série houve queda de preços, conforme ilustra a figura 1. Após o 2º semestre de 2013, no qual em 4 meses os preços no comércio eletrônico tiveram pequenos aumentos como reflexo das variações cambiais, neste primeiro semestre o índice voltou ao seu padrão de queda de preço. Especificamente nos últimos quatro meses – jun14/fev14 – o Índice FIPE/Buscapé registrou variação negativa acumulada de -1,37%, enquanto no mesmo período de 2013 a variação foi de -0,93%. Este comportamento dos preços do comércio eletrônico reflete o dinamismo e competitividade do setor, e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo.

Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)

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Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé, seis apresentaram queda de preço no mês de junho/14, conforme segue: Eletrônicos (-1,52%), Telefonia (-0,91%), Fotografia (-0,66%), Moda e Acessórios (-0,66%), Casa e Decoração (-0,34%) e Eletrodomésticos (-0,13%). Das 204 categorias pesquisadas, 136, ou 67%, tiveram queda média de preço de -1,18%, com destaque para: “cortina/persiana” (-4,61%), “aquecedor de água” (-4,18%), “notebook infantil” (-3,96%), “pen drive” (-3,31%), “lavadora de alta pressão” (-2,69%), “freezer” (-2,64%), “centrífuga de alimentos” (-2,43%) e “chuveiro/ducha” (-2,30%). Entre os quatro grupos que tiveram aumento de preço destacou-se Informática, com variação de 0,77% em junho/14, fortemente influenciado pelo aumento de 2,26% no preço de notebook. Das 204 categorias de produtos pesquisadas no mês, 68, ou 33%, tiveram aumento médio de preço de 1,37%, com destaque para: “adega climatizada” (3,77%), “frigideira” (2,40%), “mesa para tênis de mesa” (2,19%), “esteira” (1,86%), “bola de futebol” (1,76%), “fogão” (1,66%), “panela de pressão” (1,60%) e “multiprocessador de alimentos” (1,38%).

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Jun14/Mai14)

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Em um período de 12 meses (Jun14/Jun13) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -1,66%. A partir de novembro/12 observa-se uma tendência de redução das variações anuais negativas do Índice FIPE/Buscapé, mas de qualquer forma a série de 30 comparações anuais de preços no e-commerce (t/t-12) é marcada por 29 quedas de preços e apenas um aumento em novembro/13, conforme a figura 3. Observa-se uma queda anual média de -1,46% nestes primeiros seis meses de 2014, e dada à tendência recente e as variações verificadas no ano passado esta queda anual tende a manter-se no nível atual ou aumentar um pouco ao longo do ano, caso não ocorra um novo ciclo de valorização do dólar.

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)

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A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 7,2% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período Mai14/Mai13, e que ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2013 foi de 28% em termos nominais.

Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)

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No período anual Junho14/Junho13, dos 10 grupos pesquisados, 6 apresentaram quedas de preço, e 4 aumentos, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -9,16%, em Moda e Acessórios, a um aumento de 4,22%, em Eletrodomésticos, conforme ilustra a figura 5. Das 142 categorias pesquisadas 76, ou 54%, tiveram aumento médio de preço 3,19%, e 66, ou 46%, tiveram redução média de preço de -6,36%.

O grupo com a maior queda de preço foi o de Moda e Acessórios (-9,16%), muito influenciado por “tênis” (-14,85%). O segundo grupo com maior queda foi Telefonia (-6,92%) – influenciado pela redução de -8,28% nos preços de “celulares e smartphones” – ,seguido por Eletrônicos (-6,92%), devido principalmente às quedas em “televisores” (-8,07%), “micro system/mini system” (-3,59%) e “home theater” (-2,17%). O quarto grupo foi Fotografia (-3,85%) – influenciado pela queda de -4,92% em “câmera digital”. O grupo de Eletrodomésticos – que é o segundo com maior peso no e-commerce – registrou significativo aumento anual de preço de 4,22% no período Jun14/Jun13, com destaque para: “triturador de alimentos” (15,78%), “climatizador” (11,29%), “adega climatizada” (7,38%), “freezer” (5,91%), “máquina de lavar roupa” (5,43%), “geladeira/refrigerador” (5,23%) e “fogão” (5,08%).

Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Jun14/Jun13, além dos já citados, foram: “camisa de time de futebol” (-7,54%), “batedeira” (-6,70%), “tablet” (-5,15%), “mala” (-4,96%), “óculos de sol” (-4,29%), “skate” (-3,96%) e “roteador” (-3,56%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “memória para PC” (20,22%), “triturador de alimentos” (15,78%), “cooler para bebidas” (7,49%), “PC” (6,58%) e “processador” (5,77%).

Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Jun14/Jun13)

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A queda de -1,66% do Índice FIPE/Buscapé no período Jun14/Jun13 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 6,37% e 5,35%, respectivamente, no período Mai14/Mai13. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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Categoria: Pesquisas

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