Entregabilidade no e-mail marketing no Brasil é inferior a média global, diz Return Path

| 21/09/2011 - 15:49 PM | Comentários (0)

A Return Path anunciou os resultados do seu estudo intitulado como “Global Email Deliverability Benchmark Report”, que mostrou que apenas 81% dos emails comerciais enviados no mundo chegam a caixa de correio de seus destinatários.

Globalmente, um em cada cinco emails não chega ao seu destino, com 7% sendo removidos para a lixeira como spams e outros 12% simplesmente não alcançam seu destino. Enquanto as taxas de recebimento variam ao longo das regiões, a pesquisa do Return Path apontou os três seguintes fatores:

Os remetentes seguem a acreditar no mito da “taxa de bounce”, acreditando que sempre serão notificados quando um email não chega ao seu destino, o que não é o caso, pois os remetentes não são avisados quando um email vai para a lixeira ou é marcado como spam. A medida que os remetentes devem prestar atenção é a sua taxa de localização, que mostra o número atual de emails enviados que estão nas caixas de seus destinatários.

Falhas na entrega custam dinheiro as empresas que são mascaradas com as receitas obtidas com as campanhas de e-mail marketing. Deve se assumir que mesmo que uma campanha seja bem sucedida em gerar a receita esperada, é possível otimizá-la evitando o desperdício de recursos com emails que não chegam ao seu destino.

Diversos remetentes resistem em adotar as práticas que tornam a entrega de emails mais consistente. A pesquisa da Return Path mostrou que um grande percentual de marcas top não cumprem com práticas básicas para campanhas por email como mensagens de boas vindas, processos opt-out eficientes e níveis de permissão apropriados.

A América do Norte tem a maior taxa de eficiência, com 86% dos emails enviados chegando ao seu destino. No Canadá, cerca de 12,2% dos emails não encontram o seu destinatário, e apenas 2,56% são excluídos marcados como lixo ou spam. Já  as taxas dos EUA são mais equilibradas, com apenas 5,9% dos emails não chegando ao seus destinos e 7,56% sendo marcados como spans ou lixo.

No primeiro semestre de 2011, 16,5% dos emails enviados não chegaram ao seus destino na Europa. Além disso, 10,4% são perdidos por ser bloqueados por ISP`s quando chegam a caixa de seus destinatários. A taxa de recebimento de emails na Europa ficou em 86,5%.

Na América Latina e central, a taxa de entrega é bem inferior, alcançando 62% das mensagens enviadas. Destes 38% que não chegam, 21% são bloqueados por ISP`s e 17% marcados como spams ou lixo. Este último problema (infelizmente) é particularmente maior no Brasil, onde 25% dos emails enviados são marcados como lixo ou spam e 11% são perdidos, ou seja, apenas 64% dos emails enviados no país chegam ao seu destino, bem abaixo da media global que foi de 81%.

Já na região do Pacífico e Oceania, a média de recebimento das mensagens foi de 78%. a Austrália apresentou uma forte taxa de entrega, com 89% dos emails chegando aos seus destinos, sendo apenas 6% perdidos e 5% excluídos como spams. A situação da China destoa do restante da região, com apenas 58% dos envios de emails chegando aos seus destinos. Cerca de 39% dos emails enviados na China são bloqueados por ISP e 3% acabam indo parar na lixeira ou marcados com spams.

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Categoria: Pesquisas

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