40% das empresas afirmam que o Social Media Marketing contribui para as vendas
Apenas 40% das empresas de diversos países afirmam que suas campanhas de social media marketing (SMM) contribuíram para o aumento de suas vendas, queda de 7 pontos percentuais quando comparado ao ano anterior, segundo um estudo apresentado em abril de 2012 pela Social Media Examiner. Porém, há uma correlação direta entre o investimento de longo prazo e o aumento da performance das vendas, com 58% dos comerciantes que realizam ações de SMM por ao menos três anos afirmando que os canais sociais ajudaram a melhorar o desempenho das vendas de seu empreendimento. De forma similar, quanto maior é o tempo destinado ao social media marketing melhor é o resultado, com pouco mais da metade das empresas que gastam 11 horas ou mais por semana com atividades de SMM afirmando que as mídias sociais melhoraram suas vendas, enquanto quase dois terços (65%) dentre os que gastam 30 horas ou mais afirmam o mesmo.
Métricas simples são as mais utilizadas
A visibilidade da marca da empresa é o objetivo de social media marketing mais utilizado por marqueteiros ao avaliar o retorno de suas ações, com 85% dos entrevistados afirmando utilizar esta métrica, seguido por aumento do tráfego (69%) e insights sobre os clientes (65%). Outro estudo elaborado pela Awareness em dezembro de 2011 concorda com a prevalência destas métricas. A pesquisa descobriu que a maioria dos comerciantes avalia os benefícios dos canais sociais através da visibilidade da marca (76%) e pelo tráfego gerado ao site (67%), enquanto apenas 26% mensuravam o ROI através do aumento das vendas.
Lead ganha relevância como métrica de social media marketing
Embora poucas empresas utilizem o número de vendas como medida para mensurar suas campanhas de social media, o volume de leads gerados como métrica está cada vez mais em uso. Dados do estudo “2012 Social Media Industry Report Marketing” mostram que o número de comerciantes que citam a geração de leads como o principal objetivo para avaliar seu trabalho de SMM aumentou 7% para 58% no ano a ano. Curiosamente, empresas que não destinam muito tempo para atividades de social media marketing são as mais propensas a considerar a geração de leads como uma métrica. Na verdade, 61% dentre os comerciantes que gastam 6 horas por semana com atividades de SMM mensuram os resultados através do volume de leads, o que representa um aumento de 17% quando comparado aos 51% verificados em 2011.
O lead nada mais é que uma prospecção de clientes. Por exemplo, quando o consumidor visita o site da empresa e preenche o formulário de contato, isso pode ser considerado um lead e uma métrica para campanhas de mídia social.
Social media marketing como aliado do SEO
A maioria dos entrevistados afirma que o marketing realizado em mídias sociais também ajudou a melhorar o ranqueamento de sua empresa em sites de busca como o Google, embora este índice tenha diminuído 11 pontos percentuais em relação ao ano anterior. De forma similar, apesar de 59% dos entrevistados que realizam campanhas de SMM por ao menos um ano tenham reportado um aumento da performance em SEO, o número representa uma queda de 19% quando comparado aos 73% que responderam o mesmo no ano anterior. Dentre os comerciantes que investem seis horas semanais, a proporção que afirma ganhar benefícios em SEO diminuiu de 65% para 56% nesta edição da pesquisa.
Outros resultados:
Empresas de grande porte são 10% mais propensas que as de pequeno porte a relatarem um aumento de tráfego por conta de ações de SMM.
Empresas B2B são 15% mais inclinadas que as B2C a considerar ganhos através da coleta de insights sobre os clientes em canais sociais (68% vs 59%).
Empresas que investem ao menos 6 horas por semana com ações de marketing social são até 30% mais propensas a dizer que foram beneficiadas em adquirir fãs leias quando comparadas aquelas que gastam 5 horas semanais (60% vs 46%).
83% dos comerciantes afirmam que o social media marketing foi importante para seus empreendimentos on-line, ante 90% verificados em 2011.
18,3% dos profissionais de marketing B2B disseram que utilizam as mídias sociais por pelo menos 3 anos, em comparação com 14% dos marqueteiros B2C.
Cerca de 3 em cada 5 comerciantes estão destinando ao menos 6 horas da semana com ações de SMM, com um terço gastando mais de 10 horas semanais.
Categoria: Pesquisas