Em mídias sociais, vendas como métrica está em desuso por “E-Commerces”

| 13/06/2012 - 13:52 PM | Comentários (0)

Empresas de comércio eletrônico estão usando cada vez mais as mídias sociais para se relacionar com seus consumidores e monitorar o que eles falam sobre suas marcas, segundo um levantamento realizado em junho pela Merchant Multichannel (Clique aqui para ler), o qual aponta ainda o desuso deste tipo de mídia como ferramenta de prospecção. Em 2012, 76,9% dos entrevistados afirmaram utilizar as mídias sociais para monitorar o que seus clientes falam sobre seu negócio, 34% a mais que os 57,5% verificados em 2011. Logo atrás, com 74%, aparecem os que aproveitam para iniciar um diálogo com seus compradores. No ano anterior, estas eram 68,9% das respostas. Este ano, porém, apenas três em cada cinco entrevistados relatam utilizar as mídias sociais para a prospecção de novos clientes, frente aos 71,7% constatados em 2011, quando este objetivo liderou entre as principais fanalidades de uso.

O aumento da relevância das mídias sociais como canal de relacionamento foi relatado recentemente em uma pesquisa da IBM com mais de 1.700 CEOs de todo o mundo (Clique aqui para ler). De acordo com o relatório, os executivos acreditam que entre três e cinco anos 57% das empresas utilizarão as mídias sociais para se relacionar com consumidores, apesar de ser atualmente o instrumento menos utilizado para esta finalidade (16%).

Métrica baseada em vendas está sendo menos utilizada

Não é de se surpreender que os comerciantes estejam dando pouco valor para as novas prospecções e não atribuam o resultado das vendas a eficácia do seu trabalho em mídias sociais. Este ano, dois em cada cinco estão medindo seu êxito através das vendas, uma queda de mais de 20% diante dos 52,7% verificados em 2011, enquanto o número de participantes em ações especiais (como sorteios e concursos) se tornou a segunda principal métrica de mensuração para empresas de e-commerce, a qual está sendo utilizada por 44% dos entrevistados, ante 36,6% constatados no ano passado. A forma mais comum de mensurar o sucesso deste canal ainda é através do número de seguidores ou fãs, forma escolhida por três quartos dos inquiridos (em 2011 eles eram dois terços).

Segundo um relatório elaborado pela Social Media Examiner (Clique aqui para ler), divulgado em abril de 2012, métricas que não podem ser quantificadas ainda são as mais utilizadas quando se trata de medir os resultados das mídias sociais. A pesquisa mostra que apenas 40% dos comerciantes afirmam que o social media marketing ajudou a melhorar suas vendas, 7% a menos quando comparado ao ano anterior, embora acreditem que o investimento de longo prazo no canal cubra o valor investido.

Satisfação com performance se mantém

O estudo da Merchant Multichanel ainda indica que, embora as empresas de comércio eletrônico estejam conduzindo e mensurando de forma diferente seu trabalho de social media, pouca coisa mudou no modo como elas percebem sua eficácia. De forma geral, 61% dos entrevistados estão ao mesmo tempo um pouco ou extremamente satisfeitos com a performance de suas atividades, comparado com 62% verificados em 2011. Estas avaliações apresentam uma dicotomia interessante: apesar do mesmo índice de crescimento, a proporção de varejistas que estão completamente satisfeitos aumentou 3% (de 9% para 12%), assim como os insatisfeitos (de 10% para 13%).

Pinterest já é mais utilizado que blogs

Este ano, 94,6% dos entrevistados estão utilizando ao menos um site de mídia social, proporção superior aos 84,2% registrados no ano passado. Enquanto o uso dos principais serviços – Facebook e Twitter – cresceu rapidamente para 89,2% e 74%, respectivamente, alguns novos portais também avançaram significativamente, como o Pinterest, que não foi relacionado na edição anterior da pesquisa e agora é utilizado por 34,2% das empresas. Não muito atrás está o Google+, com 29,7%.

O declínio na popularidade este ano – e perdendo espaço para o Pinterest – ficou por conta dos blogs corporativos (30,8% queda de 2,5%) e Linkedin ( 22,5% queda de 11,%).

Outros resultados:

Cerca de 85% dos varejistas da internet permitem que usuários possam compartilhar conteúdos em suas plataformas, ante 79,2% em 2011.

Avaliações e opiniões (63,4%) são o tipo de conteúdo que os usuários mais compartilham em sites de comércio, seguido por informações publicadas em redes sociais quando integradas ao site (49,1%) e depoimentos (44,%).

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Categoria: Pesquisas

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